Em 10 de abril de 1941, foi fundado pelo comerciante Emicles Barreto, o Guarany Esporte Clube, hoje Guarani. Em sua origem, o Guarani tinha a letra “Y’’ em seu nome e era um time alvinegro, usava as cores preto e branco nas listras de seu uniforme.

O time já nasceu campeão e foi campeão Juazeirense de 1941. Repetiu o feito pelos dois anos posteriores, conquistando o tricampeonato, 41, 42 e 43. Com o passar dos anos, e inspirado no Sport de Recife-PE, o time adotou as cores vermelho e preto e o leão como mascote. O apelido, leão do mercado, vem após uma série de comerciantes do Mercado Central de Juazeiro do Norte apoiarem financeiramente o time.

Em 1973 o time se profissionalizou e já em 1974 conquistou o título do Torneio Santos Dumont, competição realizada pela Federação Cearense de Futebol. O leão do mercado tem muitos momentos marcantes na história. Como não lembrar do Guarani de 1979, do de 2011, que foi vice-campeão estadual e dos de 2012 e 2016 que conquistaram o título da taça Fares Lopes.

Hoje o Guarani vive mais um momento de reconstrução. O time amarga uma vaga na série C do estadual, algo inédito e que sua torcida não quer repetir, mas como em outros diversos momentos, nas dificuldades o Guarani se mostra grande, guerreiro e predestinado a grandes viradas.

Neste aniversário de 80 anos, relembramos grandes momentos da bela trajetória do rubro-negro juazeirense, e que estes sirvam de inspiração para a história que ainda será escrita. Que o Guarani retorne o mais rápido para os momentos de glória e leve cada vez mais longe o nome de Juazeiro do Norte. Parabéns Guarani!

Quer conhecer mais da história do Guarani? Assista o documentário “Guarani: Minha alegria é te ver jogar”, disponível no Youtube. Clica aqui

Fonte: Site Badalo

Post a Comment