A campanha na Capital acontece em paralelo à vacinação contra a Covid-19. FOTO: Thiago Gadelha

Até a sexta-feira (23), 133.143 mil pessoas receberam a vacina contra a gripe no Ceará, o que caracteriza apenas 4% do primeiro grupo prioritário de vacinação. A meta da pasta, segundo o orientador da Célula de Imunização da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), Roberto Wagner, é vacinar 90% de cada um dos cinco grupos prioritários.

Crianças de seis meses e menores de seis anos, indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde de todo o Ceará devem procurar os postos de saúde dos seus municípios até 10 de maio para realizar a imunização contra a influenza. A 23ª campanha de vacinação da gripe de 2021 segue até o dia 9 de julho.

“Em um cenário particular que vivenciamos de vacinação simultânea (influenza e Covid-19), precisamos unir esforços para o cumprimento da nossa meta”, afirma Roberto Wagner.

O Ceará recebeu do Ministério da Saúde 762.400 mil doses do imunizante até o dia 23 de abril. Destes, foram distribuídos 760.380, que corresponde a 70% da meta de vacinação do período. No entanto, a quantidade de aplicações da vacina ainda está com um índice baixo. Foram aplicadas 93.159 doses em crianças; 16.813 em trabalhadores da saúde; 13.571 em gestantes; 3.560 em povos indígenas e 2.040 em puérperas.

Vacinação contra Covid-19 é prioridade

Além da vacinação contra a gripe que teve início no dia 12 de abril, também ocorre simultaneamente a vacinação contra a Covid-19, que teve início no dia 19 de janeiro. Por isso, a Sesa cobra maior atenção da população. É importante respeitar o intervalo de 14 dias entre as duas imunizações.

A pasta recomenda que a vacina contra a Covid-19 seja priorizada. Se a dosagem recebida é da CoronaVac, por exemplo, em que o intervalo entre uma dose e outra é de três semanas, é recomendado concluir a vacinação da Covid-19 para depois tomar o imunizante contra a gripe.

Gripe e vacina

Devido às diferenças climáticas e geográficas do Brasil, podem ocorrer variações nas intensidades de sazonalidade da influenza e em períodos distintos nos estados, principalmente por a gripe ser uma doença sazonal e mais comum no período do inverno.

Por isso, a pasta ressalta que a vacina utilizada no País em 2021 para o vírus é trivalente. Apresentando três tipos de cepas em combinação. São elas a da H1N1, H3N2 e a linhagem B/Victoria.

Onde se vacinar

Em Fortaleza, além dos postos de saúde, a população pode procurar o Centro de Saúde Meireles. O equipamento da Sesa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 16 horas, no endereço Av. Antônio Justa, 3113. Para as outras regiões do Ceará, o cidadão deve procurar os postos de saúde do município.

O que levar no dia da vacinação

Crianças: cartão de vacina;
Gestantes e puérperas: documento de identificação com foto e cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto;
Trabalhadores da saúde: documento de identificação com foto e documento de comprovação do trabalho, como por exemplo, carteira de trabalho, declaração de vínculo, contracheque ou carteira de conselho da categoria.

Veja as próximas fases
2ª fase: 11 de maio a 8 de junho: idosos a partir de 60 anos e professores
3ª fase: 9 de junho a 9 de julho: pessoas com comorbidades; com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment