Foto: Samuel Damasceno

As igrejas e templos religiosos devem manter suspensas as celebrações presenciais aos fins de semana. A partir desta segunda-feira (12), os eventos religiosos podem ocorrer de forma presencial, mas apenas de segunda a sexta-feira e com no máximo 10% da capacidade, conforme esclareceu o secretário Executivo de Planejamento e Orçamento, Flávio Ataliba.

Eventos religiosos presenciais estavam suspensos desde 4 de abril, quando um decreto estabeleceu o fechamento de várias atividades devido a uma disparada nos casos e mortes pela Covid-19 no estado.

Assim como as igrejas, outras atividades seguem suspensas nos fins de semana e com restrição de ocupação e horário.

"As atividades religiosas não podem funcionar nos fins de semana porque estamos em isolamento rígido, é a mesma situação nos [próximos] fins de semana desse fim de semana que terminamos nos dias 10 a 11 de abril. Como essas atividades não estavam caracterizadas anteriormente no decreto de 4 de março como atividades liberadas, então elas também não podem funcionar nesse momento. Só nos dias da semana", explicou o secretário, em entrevista à TV Verdes Mares.

O governador Camilo Santana e o secretário da Saúde, doutor Cabeto, citaram a estabilização de novos casos e mortes pela Covid-19 para a retomada da economia.

Limite da ocupação
As atividades que estão autorizadas a retomar os serviços devem respeitar o limite de ocupação. Respondendo a perguntas de telespectadores da TV Verdes Mares, Ataliba esclareceu que essa lotação inclui colabores e proprietários do local.

"Se o estabelecimento tem espaço para 100 pessoas, ele deve conter no máximo 25 pessoas, incluindo funcionários, clientes e colabores que trabalham nesse local", explicou.

Setores ainda fechados
Academias de ginásticas, cinemas e barracas de praia seguem sem autorização para reabrir nesta segunda-feira. Conforme Ataliba, se os indicadores da pandemia apontarem uma redução dos novos casos da doença ao longo da semana, outros serviços poderão ser contemplados com a reabertura.

O secretário afirma que o critério para definir quais atividades abrem e as que permanecem fechadas são o impacto econômico do setor e o risco de contaminação pelo coronavírus.

"No ano passado o plano de retomada contou com dois critérios: aquelas atividades de maior impacto econômico e também maior impacto sanitário. Então levando em conta essa estratégia, e diga-se de passagem, ela foi muito bem conduzida, só paramos em março, quando tivemos mais de 95% da economia funcionando."

Veja o que pode funcionar a partir desta segunda e quais os critérios:

Detran: atendimento presencial, mas com agendamento para evitar aglomerações
Lojas de rua e restaurantes: funcionam de segunda a sexta-feira entre 10h e 16h, com 25% da capacidade no uso simultâneo
Shoppings: abrirão de segunda a sexta-feira de 12h às 18h também com 25% da capacidade no uso simultâneo, inclusive na praça de alimentação
Igrejas e templos religiosos: vão poder receber até 10% da capacidade máxima
Escolas da educação infantil: poderão ampliar o funcionamento presencial para crianças de 4 e 5 anos; escolas que ofertem 1º e 2º do ensino fundamental, poderão reabrir as turmas, com limitação de 35% da sua capacidade
Construção civil: iniciará as atividades a partir das 8h.
Restaurantes de hotéis, pousadas e congêneres: poderão funcionar, de segunda a sexta-feira, das 16h às 20h, e aos sábados e domingos, desde que exclusivamente para o atendimento de hóspedes, identificados física e individualmente, cabendo aos hotéis a responsabilidade pelo controle.
Confira a lista de atividades que permanecem fechadas:

Academias;
Parques aquáticos;
Barracas de praia;
Cinemas;
Museus e teatros, públicos ou privados;
Festas;
Bares;
Feiras livres.

Fonte: G1 CE

Post a Comment