O prefeito de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra, sancionou em 20 de abril de 2021, a lei nº5142, que torna obrigatório no âmbito do município a presença da foto da Beata Maria de Araújo, em moldura e dimensões idênticas as fotografias já existentes do Padre Cícero. Os quadros serão fixados ao lado da imagem do religioso, e a decisão já consta no Diário Oficial desde vinte e dois do corrente.

A ação, que partiu do legislativo, vide requerimento de Jacqueline Gouveia, vereadora responsável por levar a câmara mais um dos projetos do Movimento de Reabilitação da Memória da Beata Maria de Araújo, foi bem recepcionada pelo executivo. É de extrema importância no processo de reabilitação da imagem da religiosa, que é também protagonista do processo de crescimento da cidade. São inolvidáveis as ações do Padre Cícero para o surgimento e o crescimento da Juazeiro do Norte que hoje conhecemos, mas o Milagre de Juazeiro foi fator preponderante para o início do fluxo de visitações, e nos ritos de devoção em torno da cidade e seus lugares sagrados.

Maria de Araújo amargou as dores físicas e psicológicas do processo movido pela Diocese do Ceará. Reclusa e doente, não teve direito sequer ao descanso eterno, tendo seu túmulo sido violado em 1930, menos de duas décadas após seu falecimento. O processo de valorização de sua memória está no princípio, e medidas afirmativas são deveras importantes.

Leia o Diário Oficial clicando aqui.

Fonte: Site Cariri das Antigas

Post a Comment