Por Redação Gazeta do Cariri

Barbalha terá os primeiros Ateliês sustentáveis que serão construídos na casa dos próprios artesãos, gerando emprego e renda às comunidades do território UNESCO, Geopark Araripe. No espaço, eles poderão ofertar oficinas a turistas, vender artigos locais (geoprodutos), hortaliças e óleos essenciais. Os locais serão integrados ao Roteiro de Base Comunitária, que será implantando com a inauguração do Teleférico de Barbalha ainda este ano.

A iniciativa foi da Associação dos Moradores do Distrito do Caldas em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA) / Geopark Araripe (GA) e Instituto de Tecnologia (ITEC/URCA). No último sábado (17/04), foi realizada uma reunião com o Presidente da Associação, Ricardo Mariano, com a Coordenadora de Desenvolvimento Sustentável e Geoturismo do GA, Francisca Jeanne Sidrim e com o Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT/URCA), Renato de Oliveira Fernandes, que representou o ITEC/URCA. O objetivo foi dar início a ação que visa fomentar o desenvolvimento sustentável regional por meio da criação dos ateliês.

Inicialmente serão construídos três ateliês dos artesãos Maria Simone Cruz Simião, da Comunidade do Caldas, Francisca Pinheiro (Dilma), do Distrito de Arajara, e Cícero Cristiano de Oliveira, do Sítio Boa Esperança.

Os recursos para a construção dos espaços serão capitaneados junto aos empresários da região. Na ocasião foram tiradas as medidas dos espaços destinados aos ateliês e realizadas tratativas com os artesãos. Outras associações do entorno, como a Associação dos Moradores da Rua Nova também serão inseridos no projeto.

Post a Comment