A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) conclui nesta sexta-feira (2) a distribuição das mais de 370 mil doses das vacinas recebidas pelo estado contra o novo coronavírus. O 12º lote chegou ao Ceará na tarde desta quinta-feira (1º). Foram 344 mil doses da CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, e 27.750 doses da Oxford/AstraZeneca. Essa é a maior remessa já enviada ao estado desde o início da distribuição dos imunizantes, em 18 de janeiro.

De acordo com o Governo do Estado, o Ceará é hoje o estado com a melhor e mais rápida logística de distribuição dos imunizantes. As vacinas chegam para todos os municípios em menos de 24h do recebimento. O trabalho de distribuição dos imunizantes conta com apoio da Polícia Militar do Ceará e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Além das rotas de distribuição terrestre que contempla as regionais de saúde de Caucaia, Baturité, Itapipoca e Maracanaú, a Sesa também opera em cinco rotas aéreas. São elas:

Helicópteros:

Quixadá/Canindé; Juazeiro do Norte/Crato/Brejo Santo
Acaraú/Camocim/Sobral
Limoeiro do Norte; Russas; Aracati

Aviões:

Iguatu/Icó; Tauá
Crateus; São Benedito (Tianguá).

Aplicação das vacinas
No Ceará, as vacinas são aplicadas em dois grupos prioritários: idosos e profissionais da saúde. Em Fortaleza, idosos de 65 anos ou mais já recebem as doses.

O Ceará já aplicou 1 milhão de doses do imunobiológico desde que começou a receber os imunizantes.

(Fonte: G1 CE)

Post a Comment