O Ceará deve avançar para a terceira fase do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 nos próximos 15 dias, de acordo com Magda Almeida, secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do estado (Sesa). A próxima fase inclui pessoas com comorbidades, grávidas e puérperas. O avanço foi divulgado nesta terça-feira (27).

"Nos próximos 15 dias, o estado do Ceará espera iniciar a terceira fase da vacinação para Covid-19, que é a fase de pessoas com comorbidades. Os municípios que concluírem a primeira e segunda fase na próxima já poderão evoluir para a terceira fase", explicou Magda.

Ela reforça ainda que é importante que as pessoas estejam cadastradas na plataforma Saúde Digital, colocando em qual categoria de comorbidade se encaixa.

Grávidas e puérperas
Magda comentou ainda a nota técnica do Ministério da Saúde, que orienta a inclusão de todas as grávidas e puérperas (mulheres no período pós-parto) no grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19. No último dia 15 de março, o Governo Federal incluiu as gestantes com comorbidades.

"A gente já tinha incluídos as gestantes nesse grupo, e a norma técnica do Ministério da Saúde veio a reforçar. Então, as gestantes e puérperas com comorbidades também estão inclusas nessa primeira fase; e em uma segunda, todas as gestantes, independentemente de existirem comorbidades ou não, e independente da idade também farão parte", garantiu a secretária.

Foco na segunda dose
O Ceará deve reforçar o complemento da vacinação contra a Covid-19 e focar na aplicação da segunda dose (D2), após quase finalizar a aplicação das primeiras doses (D1) distribuídas, de acordo com Magda Almeida. Nesta terça-feira (27), os municípios cearenses já aplicaram 96% das doses D1 distribuídas.

O processo de imunização no Ceará utiliza as vacinas CoronaVac e Oxford/Astrazeneca. “Então, é importante que nesse momento o município avance na vacinação de D2. Não utilize a D2 como D1, como a gente orientou desde o começo”, explica Maga Almeida.

Até esta segunda (26), o Ceará aplicou 1.890.434 doses; sendo 1.282.110 para a D1 e 608.324 para a D2, de acordo com o Vacinômetro da Secretaria da Saúde do estado (Sesa).

Para a secretária, a atenção com o processo de finalização da imunização dos cearenses requer atenção. “Com a irregularidade, e pela fabricação e do envio dessas vacinas, é importante que sempre se resguarde a segunda dose das pessoas para que elas completem a imunização”, complementa Magda.

A secretária ainda faz um alerta àqueles que perderam o prazo previsto para recebimento da segunda dose. “Se você perdeu a imunização dentro do período estipulado que é 28 dias para a CoronaVac e 90 dias para a Astrazeneca, não tem problema. Procure o Município e tome a segunda dose para que a gente complete a imunização do povo cearense”, finaliza Magda.

Fonte: G1 CE

Post a Comment