Fábrica de oxigênio sofre explosão em Fortaleza neste sábado. Foto: Jarbas Oliveiras

O governador Camilo Santana afirmou na noite deste sábado (24) que o abastecimento de oxigênio para a rede hospitalar do estado não vai ser comprometido pela explosão da fábrica da empresa White Martins. "Isso de forma alguma vai prejudicar o abastecimento de oxigênio no estado do Ceará", afirmou. Disse ainda que a Secretaria da Saúde do estado esteve em reuniões nesta tarde com representantes da White Martins para garantir que não haja problemas no fornecimento de oxigênio para os pacientes de Covid.

A White Martins divulgou nota afirmando que as instalações afetadas não produzem oxigênio e são destinadas apenas ao enchimento de cilindros. A produção de oxigênio líquido no estado não foi comprometida e a empresa está buscando alternativas para o enchimento dos cilindros. Ao mesmo tempo, a empresa se solidarizou com as vítimas e concluiu dizendo que está dando apoio às vítimas e colaborando com as autoridades.

Mais cedo, o prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira (PDT), havia tranquilizado a população afirmando que não há risco de desabastecimento de oxigênio a hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município.

"Nós não temos risco de desabastecimento de oxigênio em qualquer que seja o cenário com o episódio que aconteceu lá na empresa White Martins. Os tanques dos nossos hospitais são abastecidos pelo (pela unidade) Pecém e as nossas UPAs, que têm usina de oxigênio, já foram abastecidas esta semana", disse o prefeito.

A ocorrência deixou cinco pessoas feridas e assustou moradores do Bairro Carlito Pamplona. O oxigênio é usado para tratamento de pacientes com Covid-19.

Uma explosão foi registrada na empresa White Martins, localizada na Avenida Francisco Sá, no Bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, na manhã deste sábado (24), por volta das 10h. Ambulâncias do Samu foram acionadas para o local. Cinco pessoas ficaram feridas, conforme o Corpo de Bombeiros. Três foram transferidas para o Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro da capital.

Segundo o IJF, os pacientes têm 19, 43 e 45 anos e todos se encontram estáveis, em avaliação clínica, acompanhados pelas equipes multiprofissionais do hospital e realizando exames de imagem. As outras duas pessoas atingidas tiveram ferimentos leves e foram liberadas.

A White Martins é uma das maiores fornecedoras de oxigênio hospitalar do Brasil e além da capital cearense, possui uma unidade instalada em Manaus.

Fonte: G1 CE

Post a Comment