Foto: Guto Vital

Em dezembro do ano passado a Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Ceará (Sesa) implementou o painel de Níveis de Alerta à plataforma IntegraSUS para informar a situação da Covid-19 nos municípios. Os níveis de alerta são divididos nas seguintes classificações: baixo, moderado, alto e altíssimo. Os municípios que apresentam níveis alto e altíssimo recebem recomendações especiais para enfrentamento da pandemia.

De acordo com a IntegraSUS, Juazeiro do Norte tem a terceira maior taxa de letalidade por Covid-19 do Ceará. Nas Semanas Epidemiológicas (SE) 12 e 13, período compreendido entre os dias 21 de março e 03 de abril, o município caririense apresentou taxa de letalidade de 46,4% com tendência crescente. Neste índice específico, Juazeiro do Norte fica atrás apenas de Barroquinha e Tamboril, que apresentaram taxa de 50% e 47,1%, respectivamente. 

As ações recomendadas aos municípios que apresentam risco altíssimo pela taxa de letalidade por Covid-19 são a adaptação dos protocolos de tratamento, através do acompanhamento da evolução do conhecimento científico sobre práticas melhores, e investimento em ampliação da testagem, para que os casos da doença sejam diagnosticados o quanto antes. 

Fonte: Site Miséria

Post a Comment