Foto: Júnior Aguiar

Mais de mil pessoas esperam por leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria para tratamento da Covid-19 em Fortaleza. De acordo com dados do IntegraSUS, plataforma gerenciada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa-CE), às 6h27 desta sexta-feira (9), 1.027 pessoas aguardavam vagas em todo o estado. Do total, 595 esperavam transferência para leitos de UTI e 432, de enfermaria nesta manhã. Na terça-feira (6), eram 961 à espera de um leito.

O Governo do Estado ampliou o número de leitos de UTI na capital para atender os pacientes infectados por Covid-19. O Hospital Leonardo da Vinci, que passou a atender pacientes com Covid-19 e virou referência na pandemia no Ceará, passou a ter 703 novos leitos de UTI, ainda no mês de fevereiro.

Em todo o estado, segundo a Sesa, no mês de março, a ampliação dos leitos UTI na Rede/Sesa, cresceu 264,4% durante a segunda onda da pandemia. Foram criados 1.074 leitos UTI exclusivos para tratar a Covid-19. Já o aumento de leitos de enfermaria também aumentou no mês de março. Cresceu 25,9%. Foram criados 2.600 leitos enfermaria Covid-19.

Mesmo com aumento do número de leito, as unidades seguem lotadas, e a fila de espera por uma vaga aumenta.

Ocupação de leitos de UTI e enfermaria em Fortaleza
Veja a situação mais atualizada do Sistema Único de Saúde (SUS) em hospitais e unidades de saúde de Fortaleza, de acordo com dados da plataforma IntegraSUS, cujos números foram coletados às 8h30 desta quinta-feira (8).

Das 12 unidades públicas disponíveis para atendimento mais grave de pacientes com Covid-19 em Fortaleza, quatro delas estão colapsadas, enquanto outras cinco estão com ocupação acima de 80%. A ocupação de leitos em UTIs adultas chegou quarta-feira (7), ao pior nível, totalizando 98%; hoje, o índice caiu para 97%.

Nesta quinta (8), os dados do IntegraSUS mostram que a cidade de Fortaleza está com 93% dos leitos de UTI ocupados, e 90% das vagas em enfermarias específicas. Esses números são de unidades abertas pela administração pública.

Fonte: G1 CE

Post a Comment