Header Ads

Mesmo com as águas de março, todo o Cariri permanece em seca fraca ou moderada


Mesmo com a quadra chuvosa das águas de março, todos os municípios do Cariri estão em seca fraca ou moderada, segundo mapa da Agência Nacional das Águas (ANA), do Governo Federal, publicado nesta segunda-feira (19).

Araripe, Salitre e Santana do Cariri estão em categoria S1, que, segundo a ANA, representa alguns danos às culturas, pastagens, além de córregos, reservatórios ou poços com níveis baixos. Outras características típicas são algumas faltas de água em desenvolvimento ou iminentes e restrições voluntárias de uso de água solicitadas.

Já Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Tarrafas e Várzea Alegre, seguem na categoria S0, segundo o monitor da ANA. 

A categoria S0 significa uma linha entre a entrada e a saída de uma seca. No ingresso, é categorizada por verão fraco (que não esquenta muito) de curto prazo diminuindo plantio e crescimento de culturas ou pastagem. Em saída, representa alguns déficits hídricos prolongados, além de pastagens ou culturas não completamente recuperadas.

Apesar do registo, a região encontra-se em situação de relativo conforto no abastecimento de seus reservatórios. Mais chuvas são esperadas para os próximos dias, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

Fonte: Site Miséria

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.