Adauto Bezerra. Foto: Ethi Arcanjo

Morreu, nesta madrugada de sábado (03), em Fortaleza, o ex-governador do Ceará, Adauto Bezerra, aos 94 anos. Ele estava internado há cerca de 10 dias no Hospital Monte Klinikun.

Adauto Bezerra ali chegou com pneumonia, mas de acordo com seu amigo, o provedor-geral da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Luiz Marques, acabou contraindo a Covid-19.

Familiares não deram detalhes do enterro, mas de acordo com protocolos sanitários, rituais do gênero não devem acontecer.

Militar e político

Aluno da Academia Militar das Agulhas Negras no Rio de Janeiro, onde concluiu o curso de Oficial do Exército, Adauto, nascido em Juazeiro do Norte, estreou na política via UDN e teve o apoio da família para ser eleito deputado estadual em 1958, 1962, 1966 e 1970. Disputou estas duas últimas eleições pela ARENA, chegando a assumir o governo duas vezes na condição de presidente da Assembleia Legislativa.

Em 1974 foi indicado governador do Ceará pelo presidente Ernesto Geisel renunciando ao cargo para disputar o pleito de 1978 no qual foi eleito deputado federal. Para evitar cisões no esquema governista, firmou em março de 1982 o Acordo dos Coronéis ou Acordo de Brasília com César Cals e Virgílio Távora para assegurar a eleição de Gonzaga Mota para governador sendo que o PDS venceu a contenda com Adauto Bezerra como vice-governador.

Em 1985 transferiu-se para o PFL e foi candidato a governador do Ceará em 1986 sendo derrotado por Tasso Jereissati. Nomeado para o comando da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) pelo presidente Fernando Collor em maio de 1990, afastou-se da política ao deixar o cargo e tornou-se sócio-proprietário do Bicbanco ao lado de seu irmão gêmeo Humberto Bezerra, que faleceu há pouco mais de um ano. 

Nas redes sociais, diversas personalidades e políticos prestaram condolências, tais como o governador Camilo Santana, que decretou luto de três dias no Ceará.

O ex-prefeito de Juazeiro e ex-deputado federal Arnon Bezerra, sobrinho de Adauto, lamentou a morte do tio exatamente no dia em que completa 30 anos do falecimento de seu pai, Leandro Bezerra.

Fonte: Jornal O Povo

Post a Comment