Por Redação Gazeta do Cariri

O Prefeito Glêdson Bezerra assinou, na tarde desta terça-feira, 06, contrato com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), para a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) do Município, que está desatualizado desde o ano 2000. 

O PDDU é um instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana do Município e será atualizado por técnicos da UFCA, em parceria com professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O prazo para conclusão do trabalho é de 15 meses e o contrato representa investimento da ordem de R$ 500 mil. 

A solenidade foi realizada no Gabinete do Prefeito e contou também com a presença dos secretários municipais de Infraestrutura, José Maria Pontes, de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Diogo Machado, do Procurador Geral do Município, Walberton Carneiro, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Wilson Soares, do Secretário de Finanças, Paulo André, do Diretor de Comércio e Serviços da SEDECI, Fagner Canuto, do professor Doutor Diego Coelho e do Diretor de Articulação e Relações Institucionais da UFCA, Anniel da Silva Negreiros. 

Segundo Glêdson Bezerra, a atualização do PDDU é um sonho do município. “Esse plano tem 21 anos, portanto, já deveria ter passado por duas atualizações, em 2010 e em 2020". O atraso, explicou, trava, de certo modo, o desenvolvimento da nossa cidade, sobre os mais diversos aspectos,  econômicos, sociais, ambientais e também da cidade inteligente. "Agora, com a contratação da UFCA, vamos corrigir um sonho que a gente tinha de ver esse plano atualizado", pontuou o prefeito.

De acordo com o professor Diego Coelho, a parceria da UFCA com a prefeitura foi possível a partir de pesquisas realizadas no Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs), grupo ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Cariri, e de professores da Instituição que construíram a proposta de atualização do PDDU.

Post a Comment