Estado tem quase 16 mil pessoas que não compareceram para tomar a segunda dose e completar imunização (Mauro Pimentel/AFP)

No intuito de vacinar os 15.793 cearenses faltosos da segunda dose da vacina (CoronaVac) contra a Covid-19, os municípios começaram a planejar uma busca ativa para completar a imunização. Os dados obtidos foram registrados até o último sábado (10). A orientação para o planejamento foi reforçada também pela Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

De acordo com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), todos os municípios já realizam a busca ativa das pessoas que não comparecem para tomar vacina como rotina nos processos de trabalho das unidades de saúde. “Cada gestor organiza esse processo de acordo com a realidade do seu território”, diz a nota enviada ao Diário do Nordeste.

No caso da segunda dose da vacina contra a Covid-19, o Cosems-CE informou que essa busca se dá “de forma mais ativa”, em decorrência do aprazamento muito específico de aplicação entre as duas doses.

“Destacamos que os motivos para não comparecimento podem ser de ordens diversas, como no caso de pessoas que estejam com sintomas gripais e devem aguardar para tomar a vacina”, detalha o comunicado.

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment