Foto: Thiago Gadelha

O novo decreto de isolamento social no Ceará deve ser anunciado neste sábado (17), pelo governador Camilo Santana (PT), segundo o Governo do Estado. O chefe do executivo estadual se reuniu nesta sexta-feira (16) com o comitê que delibera sobre as ações de combate a Covid-19 no Estado e a previsão é que o anúncio ocorra até o fim da manhã.

O atual decreto vigente no Estado, que permitiu a retomada das atividades econômicas desde o dia 12 março, manteve o isolamento social rígido no fim de semana e estabeleceu toque de recolher, vale até domingo (18).

O primeiro dia da reabertura das atividades econômicas não essenciais teve movimentação intensa nas ruas do Centro e nos terminais de ônibus Fortaleza. Quando o comércio abriu os clientes formaram filas para entrar nas lojas.

Mortes por Covid-19 no Ceará
O Ceará chegou, nesta sexta-feira (1), a mais de 609 mil casos de Covid-19 e a 16.075 mortes em decorrência da enfermidade.

Em razão de problemas como o Gerenciador de Ambiente Laboratorial da Secretaria da Saúde, não houve atualização do boletim nesta sexta-feira (16).

Os dados incorporados ao IntegraSUS nesta sexta não representam necessariamente a quantidade de casos que aconteceram nas últimas 24 horas. O processo de confirmação de exames e a contabilização nas estatísticas pode demorar dias para ser finalizado. Nas últimas 24 horas, foram confirmados seis óbitos pela doença, de acordo com a plataforma.

O Ceará tem ainda 91.960 casos em investigação e 968 óbitos suspeitos. Nesta sexta, a letalidade do coronavírus está em 2,6 no estado. Em contrapartida, 417.260 pessoas se recuperaram da doença no estado.

Os municípios cearenses com as maiores incidência (casos por 100 mil habitantes) são:


Frecheirinha: 16.593,2
Acarape: 15.634
Moraújo: 15.474,6
Eusébio: 12.762,5
Brejo Santo: 12.405,8
Já em relação à taxa de letalidade, as maiores ocorrem em:

São Gonçalo do Amarante: 274,7
Fortaleza: 259,8
Orós: 252
Sobral: 248,9
Moraújo: 217,8
Em entrevista ao Bom Dia Ceará, na última quarta-feira (14), a secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Magda Almeida, afirmou que o comportamento dos casos de Covid-19 nas últimas semanas indica que o Ceará já passou pelo pico da segunda onda da doença.

"Pelo comportamento dos casos das últimas semanas, aparentemente a gente já passou pelo pico. Fortaleza como é a capital e tem o maior número de habitantes, ela sempre puxa esse pico em relação ao Ceará", explica Magda.

Na ocasião, a secretária-executiva também citou as consequências da baixa adesão ao isolamento social rígido em vigor no Ceará até o último domingo (11). Durante esse período, apenas atividades essenciais estavam autorizadas a funcionar.

"A gente tem visto uma redução de ocupação um pouco mais lenta e ainda uma contaminação das pessoas. (...) Então houve uma redução mais lenta dos casos e da transmissão e, por consequência, dos óbitos e das internações. Essa redução, diferente do que aconteceu ano passado, ela está sendo um pouco mais lenta. Não teve aquele impacto grande da redução brusca das internações", disse Magda.

Vacinação contra Covid-19 no Ceará
O Ceará aplicou, até o momento, 1.536.755 doses de vacinas contra a Covid-19 em todo o estado. A informação consta no Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), divulgado na tarde desta sexta-feira (16).

Conforme a Sesa, até o momento, 1.139.379 pessoas já foram imunizadas com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, enquanto 397.376 já receberam as duas doses do imunizante. Além disso, o Ceará já recebeu 1.875.550 doses de vacinas que foram enviadas pelo Ministério da Saúde.

Fonte: G1 CE

Post a Comment