Header Ads

Pequenos negócios batem recorde e geram 80% dos empregos em fevereiro no Ceará

FOTO: Helene Santos

Das mais de 12 mil novas vagas de emprego criadas no Estado em fevereiro, em torno de 80% foram geradas por micros e pequenos negócios (MPE), com 9.961 vagas. Ao todo, no primeiro bimestre do ano, foram contabilizados 20.211 novos empregos formais pelos pequenos negócios.

As informações são de um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), baseado nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.

Entre as MPEs, os setores de comércio, da indústria de transformação e de serviços apresentaram os maiores números, sendo este último o de maior destaque, com 3.840.

A taxa, de acordo com Alci Porto, diretor técnico do Sebrae/CE, é inédita. “Nunca, mesmo antes da pandemia, o saldo de empregos gerados num período como esse (fevereiro de 2021) chegou a 80% no estado, girava sempre em torno de 60%. Isso mostra que, nesse momento de crise, quem emprega mais são os pequenos negócios”, explica.

Além disso, considerando os números absolutos de vagas, o Ceará somente fica atrás da Bahia, na região Nordeste, que contabilizou 11.013 oportunidades. Ao nível nacional, o Ceará ficou em 10º lugar no ranking.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.