Enquanto 801 empresas fecharam as portas no Cariri, nos três primeiros meses do ano, a região registrou a abertura de 2.292 novos negócios no primeiro trimestre de 2021. As informações são da Junta Comercial do Estado do Ceará, que pontuou, ainda, que os setores de Serviços, Comércio e Indústria foram os responsáveis pelos maiores números. No período, foram abertos 1.079 negócios de serviços, 1.018 de comércio e 195 de indústria. Já fechados, respectivamente, foram 384, 341 e 76.

Carolina Monteiro, presidente da Jucec, avalia o resultado como positivo. Ela destaca que a região caririense apresentou redução de 8,9% no fechamento de empresas. “Esse é um fator bastante positivo. Na região do Cariri, a gente tem uma maior concentração de aberturas de empresas no município de Juazeiro do Norte, com 1.016 novas empresas abertas, contra 381 empresas fechadas”, cita, ao dizer que os números na região se revelam bastante positivos.

“Ou seja, hoje é possível abrir uma empresa 100% pela internet, obter todas as licenças, alvarás, inscrições tributárias necessárias ao real funcionamento da empresa”, destaca, ao citar que a simplificação foi melhorada ao longo dos anos e que o Estado do Ceará desenvolve ações para o desenvolvimento econômico sustentável e regional. “A região do Cariri apresenta números excelentes. E a gente acredita que isso pode alavancar sobremaneira os resultados do desenvolvimento econômico nessa região, o que dá uma projeção muito positiva para o desenvolvimento econômico em todo estado do Ceará”.

Micro e Pequenas Empresas

Dados do Sebrae, repassados pela articuladora Tânia Porto, do Escritório Regional do Cariri, apresentam que a região contabilizou  a abertura de 1.772 novos pequenos negócios no primeiro trimestre de 2021, um incremento de 4,22% sobre o universo existente na região. A previsão de crescimento anual para o ano é de 16,88%. Deste total, 1.249 são Micro e Pequenas Empresas (MEI’s), representando 70,5% das novas aberturas. 

No período, os incrementos de MEI’s representam aumento de 4,64% sobre o universo da região, com previsão de crescimento anual para 2021 de 18,56%. Aurora, Jati e Potengi são os municípios com maior destaque no crescimento de pequenos negócios, com 7,43%, 6,43% e 6,22%, respectivamente. 

“Do ponto de vista municipal, o Sebrae tem atuado fortemente junto às prefeituras no fortalecimento e desenvolvimento de ações de implementação da Lei Geral, visando facilitar a vida dos pequenos negócios locais”, menciona a articuladora. 

Além de ter atuado com entidades para simplificar e diminuir o tempo de abertura das empresas, num só lugar, ela cita que o Sebrae lançou um portal que permite consultar informações do local onde a pessoa busca quer empreender, investir ou abrir sua empresa. Para a melhoria da gestão dos negócios formalizados, o Sebrae ampliou o seu cardápio digital e oferta de cursos. Essas, entre outras, são algumas ações feitas para simplificar os negócios desde o surgimento até sua manutenção e melhoria de gestão.

Fonte: Jornal do Cariri

Post a Comment