O encontro do renomado escritor e jornalista Xico Sá com o público cearense acontece na próxima terça-feira (20), às 19h, no Instagram @palavras.projeto e pelo Canal do Youtube da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE). Mediado por Fabiano Piúba, escritor, gestor cultural e atual secretário de cultura do Ceará, a conversa segue sobre a obra e as últimas publicações do convidado: O Livro das Mulheres Extraordinárias (editora Três Estrelas) e Sertão Japão (editora Casa de Irene). O encontro promete uma conversa instigante sobre livros, política e outros temas.

O projeto Palavras é uma realização do escritor e produtor Almir Mota e da contadora de histórias e terapeuta Júlia Barros numa ação conjunta com a Biblioteca Estadual do Ceará e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. O projeto Palavras conta com o apoio institucional da Secult e a parceria e agradecimento da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Jornalista premiado, ex-colunista da Folha de São Paulo e portal UOL, Xico Sá já teve recentemente uma de suas obras adaptadas para o cinema – Big Jato – um romance autobiográfico, onde narra sua infância e adolescência no Cariri cearense. Em 2019, participou do projeto Você é o que Você Lê ao lado do ator e humorista Gregório Duvivier e da atriz e apresentadora Maria Ribeiro, visitando várias cidades pelo país num divertido encontro literário.

Desde 2006, participou em Fortaleza de lançamentos e projetos literários como Mundo Livro, onde lançou Catecismo de Intimidades, Devoções e Pornografias, ‘Chabadabadá’ em 2011, e Big Jato. Em 2018, também participou como conferencista da I Feira Literária de Fortaleza.

Mais sobre Xico Sá
Escritor e jornalista, nasceu no Crato, e iniciou sua trajetória profissional no Recife. Ganhador de importantes prêmios do jornalismo, como “Esso”, “Folha”, “Abril” e “Comunique-se”, é atualmente colunista do jornal “El País/Brasil”, e faz participações em programas de TV, de emissoras como GNT, Globo e Sport TV.

Um dos principais cronistas brasileiros contemporâneos, Xico Sá é autor de “A Pátria em Sandálias da Humildade” (editora Realejo), “Os Machões Dançaram – Crônicas de Amor & Sexo em Tempo de Homens Vacilões“ (Ed. Record), “O Livro das Mulheres Extraordinárias” (Ed. Três Estrelas), “Big Jato” (Ed. Companhia das Letras), “Modos de Macho & Modinhas de Fêmea”(ed. Record) e Chabadabadá – O Macho Perdido e a Fêmea que se Acha (Ed. Record), “Sertão Japão” (Ed. Casa de Irene), entre outros livros.

Participa ainda das antologias “As Cem Melhores Crônicas Brasileiras” (Ed. Objetiva), “Boa Companhia-Crônicas” (Ed. Companhia das Letras) e “Essa história está diferente” (Companhia das Letras), com recriações fictícias de canções de Chico Buarque. A seis mãos, com a atriz Maria Ribeiro e o ator Gregório Duvivier, Xico lançou em 2019, na Bienal do Livro do Rio, “Crônicas para ler em qualquer lugar” (Editora Todavia).

O Projeto PALAVRAS
O projeto PALAVRAS promove a democratização do livro e da literatura cearense com ênfase na formação de leitores, por meio de uma ampla programação que contempla recitais poéticos, contações de histórias, encontros com autores e ilustradores e lançamentos de livros. O projeto mobiliza alunos e professores da rede pública de ensino, mas destina-se ao público em geral.

Serviço:

Projeto PALAVRAS

Dias: Terças, quintas e sextas, sempre às 19h – Gratuito

Programação infantil: quartas-feiras, às 9h e às 14:30h – Gratuito.

Mais informações sobre a programação no instagram @palavras.projeto e canal do Youtube da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

Post a Comment