O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceram a situação de emergência no município de Abaiara, na região do Cariri cearense, por excesso de chuva. O decreto de reconhecimento de desastre natural foi publicado nesta quarta-feira (7), no Diário Oficial da União.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Abaiara registrou duas chuvas intensas em 48 horas, em março passado. A primeira foi de 145 mm, no dia 13; e a segunda, no dia 14, de 130 mm. Ambas foram as maiores precipitações do Ceará, naquelas datas.

A cidade é a única do Ceará em situação de emergência devido a chuvas intensas.


Patrick Martins, engenheiro civil da Prefeitura de Abaiara, disse que “os prejuízos estimados foram em torno de R$ 600 mil na infraestrutura do município e as chuvas causaram a destruição de pontes, estradas vicinais e de passagens molhadas”.

Ainda de acordo com Martins, foram realizados serviços emergenciais para possibilitar o trânsito de pessoas e escoamento da produção agrícola em vias rurais. “O município aguardava esse reconhecimento nacional para obter recursos e reconstruir as obras destruídas pelas chuvas”, explicou.

“Uma ou duas chuvas que ocorrem de forma intensa e em curto espaço de tempo podem resultar em desastre, destruição de infraestrutura urbana e rural”, pontuou a coordenadora da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Ioneide Araújo.

“Foi o que ocorreu em Abaiara que teve um relatório técnico bem elaborado e, por isso, foi reconhecido pela Defesa Civil Nacional”, acrescentou.

CIDADES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Segundo a Cedec, atualmente o Ceará tem 19 municípios com decretos vigentes em situação de emergência por estiagem ou seca, reconhecidos nos âmbitos estadual e federal.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR SECA
Campos Sales
Cedro
Deputado Irapuan Pinheiro
Itapajé
Itatira
Jaguaretama
Madalena
Milhã
Mombaça
Monsenhor Tabosa
Parambu
Pereiro
Quixeramobim
Solonópole

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR ESTIAGEM
Hidrolândia
Jaguaribara
Morada Nova
Quixadá
Salitre

Ainda segundo a Cedec, todos os 184 municípios cearenses estão sob decreto estadual de calamidade pública em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment