Foto: Fabiane de Paula

As cidades de Trairi, Tururu e Tarrafas, esta última na região do Cariri, continuam com as doses da vacina contra a Covid-19 retidas nesta quinta-feira (8), por não constarem com 85% de imunizados com a 1ª dose, conforme determinação do Tribunal Regional Federal (TRF-5).

Ao todo, 37 municípios do Ceará ficaram na mesma situação. Porém, 34 deles voltaram a receber as novas doses.

As três cidades ainda com as vacinas retidas afirmaram, através da Associação dos Secretários da Saúde, que existem divergências nos dados apresentados na plataforma Integrasus. Além disso, os municípios alegam que estão com dificuldades para fazer a atualização de todas essas informações.

Conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em caso de dificuldade ou em caso de divergência, as próprias secretarias precisam encaminhar notificações através de um ofício para documentar tudo e, a partir da identificação do problema, resolver e o município conseguir receber mais vacinas.

Mais de 170 mil doses de imunizantes contra o novo coronavírus estão previstos para chegar ao Ceará nesta quinta-feira (8). São 170.450 doses divididas entre 91.250 da Astrazeneca/Oxford e 79.200 da CoronaVac.

O Ceará aplicou 97% das primeiras doses de vacinas contra a Covid-19 distribuídas aos municípios. Com isso, 77 cidades do Estado já superaram a meta populacional estipulada pelo Ministério da Saúde para vacinação, segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Fonte: G1 CE

Post a Comment