A economia cearense gerou 3.297 empregos com carteira assinada em abril, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira (26) pelo Ministério da Economia.

O resultado revela recuperação no mercado de trabalho se comparado ao mesmo mês de 2020 quando foram fechadas 35.718 vagas no estado, reflexo da primeira onda da pandemia de Covid-19. No entanto, ficou bem abaixo do saldo de abril, quando foram criados 11.353 postos. A comparação com anos anteriores a 2020, segundo analistas, não é mais adequada porque o governo mudou a metodologia no início do ano passado.

Em Fortaleza, a geração de vagas foi de 1.101, sendo 16.494 admissões e 15.393 desligamentos.

País

No Brasil, foram gerados 120.935 empregos formais. Esse foi o menor saldo positivo mensal registrado em 2021. No mesmo mês do ano passado, foram fechadas 963.703 mil vagas.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, avaliou que o ritmo mais lento de criação de empregos formais em abril no país, na comparação com os meses anteriores, está relacionado com o pico da segunda onda da Covid-19 na economia.

“O distanciamento social e prudência fizeram com que houvesse retração [no ritmo de empregos criados em abril] mas, mesmo assim, prossegue forte o mercado de trabalho em contraste com a primeira onda, quando perdemos quase 1 milhão de empregos”, declarou. Ele voltou a defender o processo de vacinação em massa para permitir um retorno seguro ao trabalho.

Fonte: G1 CE

Post a Comment