O Ceará recebeu na manhã desta sexta-feira (14) mais 41.600 doses de CoronaVac. Na noite de quinta-feira (13), o estado havia recebido 70 mil doses de CoronaVac, e as outras 103.750 de AstraZeneca.

A remessa de CoronaVac recebida nesta quinta-feira será usada exclusivamente para a segunda dose daqueles municípios que sofreram atraso na imunização pela falta da vacina. Para isso serão distribuídas 26.150 doses do imunizante. O restante será mantido pela Sesa como reserva estratégica.

A vacina AstraZeneca, por sua vez, será distribuída entre os 184 municípios cearenses, para a vacinação de pessoas com comorbidades.

CoronaVac para 2ª dose
Após recomendação do Ministério Público Estadual (MPCE), a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) decidiu que a nova remessa com 70 mil doses de CoronaVac que chega ao Ceará nesta quinta-feira (13) vai ser utilizada somente para a aplicação da segunda dose em quem está com a vacinação em atraso por falta do imunizante no estado.

"A vacinação contra Covid-19 em gestantes e puérperas no interior do estado fica paralisada, pois, além da recomendação do MP quanto à CoronaVac, a aplicação de AstraZeneca segue temporariamente suspensa para este grupo e as doses de Pfizer são direcionadas somente à Fortaleza, conforme preconizou Ministério da Saúde", informou a Pasta em nota na noite desta quinta-feira.

Mais cedo, a Sesa havia comunicado que grávidas e puérperas também seriam beneficiadas com o lote da vacina, mas a medida foi cancelada após a Ação Civil Pública, movida também pelos Ministérios Público Federal e do Trabalho.

A Sesa informou ainda que no dia 20 de março, enviou memorando aos 184 municípios cearenses orientando expressamente que não usassem seus estoques de dose 2 da CoronaVac como dose 1.

As 70 mil doses de CoronaVac superam a demanda de 25 mil vacinas em atraso na segunda dose. Entretanto, a recomendação é para que as vacinas sobressalentes sejam guardadas, para evitar que haja novamente o problema da falta de imunizantes.

Pessoas com comorbidades
Além da remessa de CoronaVac, o Ceará também recebe nesta quinta-feira mais 103.750 doses da AstraZeneca. O imunizante será distribuído entre todos os municípios para vacinar pessoas com comorbidades.

A Sesa reforçou que Fortaleza não deverá receber primeira dose (D1) de Coronavac para aplicação nas gestantes e puérperas, porque é o único município que recebeu a vacina da Pfizer/BioNTech.

O órgão informa ainda que, durante reunião com os membros do Centro de Operações de Emergência (COE), nesta quinta, foram deliberados alguns pontos em relação à vacinação desse grupo.

Evidências científicas mais recentes, além de dados epidemiológicos acerca da segurança das vacinas utilizadas no Brasil para imunização de gestantes e puérperas, foram apresentadas para fundamentação e alinhamento; também foram colocadas informações epidemiológicas relevantes quanto ao risco de exposição desse grupo ainda não vacinado contra a Covid-19.

A Sesa lembra ainda que, até o momento, não foram notificados eventos adversos graves potencialmente associados a qualquer modalidade de vacina.

Fonte: G1 CE

Post a Comment