Foto: Natinho Rodrigues/SVM

O estado do Ceará já está se aproximando da triste marca de 20 mil óbitos provocados pela Covid-19. Os dados constam na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa-CE), cuja coleta foi realizada às 20h30 deste domingo (23). A média de falecimentos diários, levando em consideração todos os dias da pandemia até aqui, é de 90 mortes pelo vírus a cada 24 horas.

Ao todo, o Ceará contabiliza 19.839 mortes em decorrência das complicações causadas pelo coronavírus desde que ele chegou no estado, em março de 2020. Mais de um ano depois, pelo menos 773.008 pessoas já testaram positivo para a doença.

Em função da propagação da variante de Manaus (P.1), além de outros fatores considerados pelas autoridades sanitárias, o Ceará tem uma segunda onda mais forte do que a primeira, assim como os demais estados do País. Entre março e maio deste ano, o estado experimentou níveis altíssimos de casos, óbitos e de saturação de leitos de enfermaria e UTI, como não se havia observado no ano passado.

Todo esse cenário levou aos atuais índices de óbitos e casos, embora haja uma grande taxa de testagem. Até o momento, segundo a Sesa, foram realizados 2.115.365 exames de detecção do coronavírus. Contudo, cerca de 98.740 casos ainda são considerados suspeitos.

As cidades que concentram o maior número de confirmações da Covid-19 são também os maiores centros urbanos do estado (Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Caucaia). Só na capital, foram registrados 229.212 testes positivos.

Fonte: G1 CE

Post a Comment