Por Redação Gazeta do Cariri

O início desta semana de maio deve apresentar condições favoráveis à chuva em todas as macrorregiões, mas com os maiores acumulados esperados para o centro-norte do Ceará, principalmente entre segunda (3) e terça-feira (4).

Conforme análise do cenário meteorológico realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações neste período do ano, encontra-se mais próximo à costa norte do Estado, colaborando para precipitações mais abrangentes e expressivas.

A tendência, neste momento, é que a ZCIT permaneça na atual posição até quarta-feira (5), pelo menos, quando o Cariri e Centro-Sul também passam a apresentar condições mais favoráveis à chuva. 

Ainda para esta segunda, a faixa litorânea, o Maciço de Baturité e Ibiapaba deverão registrar os principais acumulados até o fim da tarde. Já nas demais áreas do Estado, os acumulados deverão ser mais pontuais.

Já para terça, conforme a Funceme, a previsão é de precipitações em mais de 50% de cada macrorregião ao longo do dia (eventos de chuva) e céu variando entre nublado e parcialmente nublado. O mesmo é esperado para quarta-feira (5).

Pelo menos oito cidades do Cariri registraram chuva entre às 7h de domingo (2) e às 7h desta segunda. O destaque da vez foi Aurora, que registrou a maior chuva da região das últimas 24 horas, com 11.5 milímetros (mm).

Confira os índices divulgados até o momento pela Funceme:

Aurora – 11.5 milímetros;
Porteiras – 8 milímetros;
Jati – 7.6 milímetros;
Barro – 6.8 milímetros;
Tarrafas – 6.5 milímetros;
Várzea Alegre – 4 milímetros;
Crato – 2 milímetros;
Milagres – 1.5 milímetro.

Post a Comment