Ultrafreezer possui a capacidade de resfriamento em até -80°C para acomodar as doses de vacinas da Pfizer. Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

O município do Crato contará com um ultrafreezer com capacidade de resfriamento em até -80°C, suficiente para acomodar as doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19. Crato é uma das cidades aprovadas pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB-CE) como aptas a receber doses da vacina Pfizer/BioNTech; elas requerem temperatura negativa 70°C para se manterem em condições de uso.

O ultrafreezer foi obtido em parceria entre a prefeitura da cidade com Universidade Regional do Cariri (Urca). O ultrafreezer tem capacidade de 546 litros e dois compartimentos individuais, o que, segundo a pasta, facilita o manejo das vacinas sem o risco de elas perderem qualidade ou redução de validade.

"Ele tem a capacidade de 546 litros ele está dividido em dois compartimentos. Os dois compartimentos a gente deixou todo disponível para a vacina", explicou o professor e pesquisador da Urca, Irwin Rose Alencar de Menezes.

Segundo Irwin Alencar, o equipamento é ideal para conservar as amostras dos imunizantes. O professor e pesquisador lembrou que o ultrafreezer é utilizado pela Urca para guardar amostras biológicas.

“Esse equipamento foi adquirido através de um edital de pesquisa e ele é utilizado na instituição para conservação de amostras biológicas que é um caso por exemplo da vacina da Pfizer. A ultrafrizer é uma geladeira com temperatura muito baixa. Um comparativo da geladeira que nós temos em casa a geladeira normal fica em uma temperatura entre 0ºC e 8ºC e o frízer da geladeira vai em uma temperatura entre -12ºC e -17ºC. Nosso ultra frizer chega a uma temperatura de -80ºC. Ele tem uma condição ideal para conservar a amostra da vacina da Pfizer”.

Capacitação
A secretária de saúde do Crato, Marina Feitosa, espera receber o lote das vacinas Pfizer/BioNTech ainda esta semana. “A nossa expectativa é que ainda esta semana o Estado se posicione em relação a próxima remessa de distribuição para os municípios”.

A gestora da saúde explicou que toda a equipe responsável pela aplicação do imunizante recebe capacitações de especialistas da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

"Ao longo de duas semanas nós estamos recebendo capacitação de agentes de vigilância da Sesa. Essa vacina tem uma especificidade e critérios de armazenamento e de aplicação diferente das demais. Para isso é necessária essa capacitação das nossas equipes médicas".

Cidades aptas a receber a Pfizer
Vinte e seis municípios do Ceará foram aprovados pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB-CE), como aptos a receber doses da vacina contra Covid-19, Pfizer/BioNTech.

A CIB é um colegiado permanente de gestores da área da Saúde do Estado e dos municípios para discussão e negociação das questões operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS). A comissão foi instituída em 2004 por decreto.

Veja a lista dos municípios elegíveis ao recebimento da Pfizer:
Acaraú; Aquiraz; Aracati; Barbalha; Baturité; Brejo Santo; Camocim; Canindé; Caucaia; Crateús; Crato; Eusébio; Fortaleza; Horizonte; Itaitinga; Juazeiro do Norte; Icó; Iguatu; Limoeiro do Norte; Itapipoca; Maracanaú; Quixadá; Russas; Sobral; Tauá e Tianguá.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) informou que comunicará oficialmente sobre os municípios que vão poder imunizar com as vacinas da Pfizer após todas as informações e procedimentos terem sido acordados com os municípios.

Fonte: G1 CE

Post a Comment