O Conselho Municipal dos Direitos LGBT de Juazeiro do Norte, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), entidades governamentais do município e movimentos sociais, realiza nesta segunda-feira (17), uma programação voltada para o Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia.

A transmissão ao vivo acontecerá a partir das 15h, através da plataforma Google Meet, e contará com a presença de pesquisadores, advogados e representantes de entidades e movimentos. O evento contará com entrevistas em meios de comunicação como rádio e WebTV, bem como a realização de uma live bate-papo, como o tema “Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia –  Do Avanço ao Retrocesso”.

Dia Internacional

Celebrada em 17 de maio, a data visa, sobretudo, colocar em pauta a luta contra a discriminação da população LGBTQIA+, através de ações que contribuem para conscientização da população em geral. É, também, considerada uma oportunidade para a organização de atividades que promovam e apoiem a igualdade de direitos da população LGBTQIA+.

Até 1990, a homossexualidade era considerada um distúrbio mental pela Organização Mundial da Saúde – OMS, sendo, então, no dia 17 de maio do referido ano que a entidade decidiu retirar a orientação sexual da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Com isso, o termo homossexualismo também passou a ser desconsiderado.

No Brasil, a data entrou para o calendário oficial em 2010, quando um decreto do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva atendeu a uma reivindicação histórica do movimento social de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Conselho

O Conselho Municipal dos Direitos LGBT (CMLGBT) de Juazeiro do Norte é formado por representantes da sociedade civil e do poder público e tem como objetivo trabalhar para a elaboração e proposição de diretrizes de políticas públicas, voltadas para defesa e promoção dos direitos LGBT.

Programação

12:00h – Rádio Tempo FM 101,5. Programa: Jornal Super Tempo. Participação de Josmacelmo Silva (presidente do CMLGBT) e Brendha Vlazack (conselheira do CMLGBT);
14:30h – Canal: Leia Sempre Brasil (YouTube). Participação de Davidson Kenndy (vice-presidente do CMLGBT), com Tarso Araújo (editor do blog e Jornal “Leia Sempre”);
15:00h – Live bate papo – Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia – “Do avanço ao retrocesso”.
Participação de: Linda Brasil (1º mulher trans eleita vereadora, e mais votada, em Aracaju/SE – Mestra em Educação e Defensora dos Direitos Humanos); Anderson Moreira (professor, gestor e integrante do Movimento Gay Leão do Norte de Recife/PE); Alice Helena (Associação Nacional de Travestis e Transexuais – ANTRA e ativista do movimento trans de étnico racial em Uberlândia/MG); Tiago Alves Callou (advogado, mestre e doutorando das Ciência das Religiões. Membro da Comissão de Direito de Gênero e Sexualidades da OAB subseção Juazeiro do Norte). Mediação: Brendha Vlazack (conselheira do CMLGBT e integrante da Associação Madre Maria Villac – ABEMAVI).

Post a Comment