As igrejas do Ceará vão poder promover celebrações presenciais aos sábados e domingos. A nova regra está no decreto de isolamento social rígido divulgado neste sábado (1º) e que vale a partir da segunda-feira (3). O governador Camilo Santana (PT) adiantou parte dessas mudanças em live.

Como as igrejas podem funcionar:
No sábado e no domingo, instituições religiosas vão poder promover celebrações presenciais até 17h, com as devidas medidas sanitárias, com limite de capacidade de 25%.

De segunda a sexta: é permitido realizar celebrações presenciais desde que respeitados o limite de 25% da capacidade e os protocolos sanitários e o horário do "toque de recolher"

As igrejas devem obedecer o horário de "toque de recolher" previsto no decreto, que é das 20h às 5h, de segunda a sexta-feira, e das 19h às 5h, no sábado e no domingo.

Segundo o decreto, está mantida a recomendação para que as celebrações permaneçam sendo realizadas exclusivamente da forma virtual.

O governador Camilo Santana anunciou nesta sexta-feira (30) a renovação das medidas de controle de contágio na pandemia e o novo decreto foi divulgado neste sábado. Comércio de rua, restaurantes e shoppings, já permitidos entre segunda e sexta-feira, também poderão voltar a funcionar aos fins de semana.

Outra mudança anunciada pelo governador é a permissão de atendimento presencial para café da manhã, dando autorização de funcionamento a partir das 6h a padarias, supermercados e congêneres, durante todos os dias da semana.

"A decisão do comitê é que vamos fazer o avanço das atividades econômicas. No fim de semana voltarão a ser permitidas as atividades econômicas com horários reduzidos, além das atividades religiosas, com o toque de recolher começando às 19h no sábado e no domingo", disse Camilo.

Os horários de funcionamento do comércio e restaurante, contudo, serão diferenciados aos fins de semana.

De segunda a sexta-feira:
Comércio de rua e restaurantes: 10h às 16h
Comércio de shopping e praças de alimentação: 12h às 18h

Sábados e domingos:
Comercio de rua e restaurantes: 10h às 15h
Comércio de shopping e praças de alimentação: 12h às 17h

Camilo Santana ressaltou que cidades que estão com situação mais crítica da pandemia estão autorizados a instaurarem decretos de isolamento social mais rígidos.

No último sábado (24), Camilo já havia decidido por ampliar o funcionamento de escolas e reabrir academias, igrejas e barracas de praia durante a semana.

Fonte: G1 CE

Post a Comment