Por Redação Gazeta do Cariri

Estão abertas até o dia 06 de maio as inscrições para o Seminário de Formação "Cultura e Educação: diferentes visões dos povos originários", promovido pelo campus de Crato do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em parceria com as Secretarias de Cultura e de Educação do município, a Universidade Regional do Cariri (URCA) e o Geopark Araripe. Aberto a todos os interessados na área, o seminário será gratuito e online, com cinco encontros ao longo do mês. As inscrições podem ser feitas pelo formulário bit.ly/IFCEpovosoriginarios. São 250 vagas no total.

Com a participação de representantes de diferentes povos, a formação deve possibilitar a apresentação do legado cultural dos povos ancestrais pré-coloniais por meio dos próprios herdeiros, a partir de sua ótica e vivência. Durante os encontros virtuais, serão debatidos temas como a abordagem étnico-histórica dos povos originários no Ceará, etnografia não-colonial, a espiritualidade dos povos originários, direitos indígenas e indígenas no contexto urbano, entre outros. Os cinco encontros do seminário acontecerão online, na tarde dos dias 7, 11, 14, 21 e 28 de maio, com duração de quatro horas cada. A programação completa está disponível no site ifce.edu.br/crato.

A coordenadora do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) do IFCE Crato, Verioní Bastos, explica que o seminário atende a necessidade de desenvolver ações práticas para subsidiar os profissionais no desenvolvimento de aulas transversais, seguindo a Lei Nº 11.645, de 2008. "Paralelamente a isso, a ideia do evento surge a partir da riqueza que a região do Kariri guarda da herança e nos processos atuais dos Povos Originários de Pindó Mar'ãnham". O seminário contribui na capacitação de educadores para o ensino da história e da cultura indígenas nos níveis fundamental e médio, como determinado pela lei.

Bastos destaca também a relevância da formação para a compreensão dos Povos Originários do Ceará,  que é berço de várias etnias e lugar da Nação Kariri: "É importante saber dessa cultura e de todo o processo histórico que os Povos Originários viveram e vivem aqui, enraizados no bem viver e na experiência coletiva, local onde o IFCE Crato está localizado com sua missão e atividades estreitamente ligadas ao modo de relação com a Natureza".

Serviço

Seminário de Formação “Cultura e Educação: diferentes visões dos povos originários”

Inscrições até 06/05: bit.ly/IFCEpovosoriginarios

Datas: 7, 11, 14, 21 e 28 de maio, a partir de 14h 

Post a Comment