Juazeiro do Norte na manhã deste sábado. FOTO: Clima ao vivo

Por Redação Gazeta do Cariri

O fim de semana que marca a chegada do mês de maio, último mês da quadra chuvosa, deve ter seus principais acumulados neste sábado (1º), quando, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), há cenário favorável para chuvas abrangentes no centro-norte do Estado.

A expectativa, conforme resultados de modelos numéricos e análise das atuais condições de tempo, é que a faixa litorânea receba precipitações entre madrugada e manhã, assim como o Maciço de Baturité. Já nas demais áreas do centro-norte, os acumulados deverão ser registrados entre tarde e noite.

Ainda neste sábado, a expectativa da Funceme é que o Cariri e Centro-Sul registrem chuvas mais reduzidas em relação às demais áreas do Ceará.

Já no domingo (2), a tendência é de redução nas condições para chuva, ficando o Estado com possibilidade de precipitações em todas regiões, porém com tendência de registros pouco abrangentes (entre 5 e 20% do território de cada uma delas).

A atual previsão se dá pela atuação de áreas de instabilidade, sistema de brisa, além de outros fatores físicos locais como temperatura e relevo. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) encontra-se posicionada em torno de 2°N, não influenciando de forma direta nas condições de tempo do Ceará.

Post a Comment