A Diocese de Crato, na figura de seu pastor diocesano, Dom Gilberto Pastana, emitiu nota de condolências à Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus pelo falecimento da Madre Palmeira, no início da tarde desta terça-feira, dia 11 de maio, em Crato, aos 98 anos, dos quais 77 foram dedicados à vida religiosa consagrada. Integrava a Comunidade do Abrigo Jesus Maria José, na mesma cidade.

Maria Rodrigues Palmeira, seu nome de batismo, nasceu em Juazeiro do Norte no mesmo ano de fundação da Congregação: 1923. Chegou, inclusive, a conhecer o fundador, Dom Quintino Rodrigues.

Em sua trajetória, foi conselheira e superiora geral no período das grandes mudanças promovidas pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, convocado em 1961 e iniciado no ano seguinte.

Leia a nota na íntegra:

Nota de condolências às Irmãs Filhas de Santa Teresa de Jesus

Crato, Ceará, 11 de maio de 2021

À caríssima Madre Vera Lúcia e Congregação FSTJ

“A vida dos justos está nas mãos de Deus e nenhum tormento os atingirá” (Sb 3,1).

Na esperança da nova vida em Cristo, manifestamos a nossas condolências pelo falecimento de Madre Palmeira, 98 anos, terceira superiora geral desta Congregação Religiosa, ocorrido nesta terça-feira, 11 de maio.

O autor do Livro da Sabedoria nos mostra que todo aquele que experimentou uma vida em Deus permanece com Ele para sempre. Assim ocorre com Madre Palmeira, que, após doar mais de setenta anos de sua consagração ao serviço do Reino de Deus, por meio de suas valiosas contribuições a esta Congregação, agora goza do descanso eterno reservado aos justos. Com discernimento, ela soube ouvir e responder às necessidades que lhes foram apresentadas, confirmando o que disse a co-fundadora, Madre Ana Couto, no leito de morte: “Essa Palmeira vai crescer e dar sombra para muita gente”. E, de fato, Madre Palmeira foi, durante sua trajetória, portadora de acolhimento, descanso e alimento para missão.

Unindo-nos, portanto, às Irmãs desta Congregação, aos familiares, amigos e destinatários da missão Teresiana, elevamos nossas orações e preces na certeza de que a vida de Madre Palmeira agora está nas mãos do seu amado Senhor, a quem ela serviu e doou-se com amor esponsal.

Em Cristo ressuscitado,

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Post a Comment