Uma nova remessa da vacina AstraZeneca desembarcou no Ceará no fim da tarde desta quinta-feira (6). Foram 162.100 doses do imunizante, que chegaram no Aeroporto de Fortaleza.

Mais cedo, o governador Camilo Santana adiantou que há previsão para a chegada de 45.630 mil doses da Pfizer, ainda sem data confirmada.

Camilo afirma que até o fim de semana há previsão do Estado receber mais vacinas CoronaVac, que serão utilizadas para as segundas doses que ainda não foram aplicadas. "Continuamos lutando por mais vacinas para todos os cearenses", escreveu Camilo.

A última remessas que chegou ao aeroporto da Capital foi na última segunda-feira (3), com o primeiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech, contendo 17.555 mil doses, além de 255.750 mil doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca.

Por conta da logística específica com baixas temperaturas, o imunizante da Pfizer está sendo aplicado somente em Fortaleza, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde (MS). A vacina é utilizada em pessoas do grupo da 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, que começara a ser vacinadas nesta quarta-feira (5).

3ª fase de vacinação
Depois de quatro meses do início da campanha de vacinação, o Ceará avança para a aplicação das doses em pessoas que fazem parte da fase três do grupo prioritário. Nesta quarta-feira começaram a ser vacinados pessoas com comorbidades e deficiência permanente grave. Grávidas e puérperas também vão ser contempladas com a vacinação nesta etapa.

Essa terceira fase de vacinação já pode começar em 14 cidades do interior do Ceará, de acordo com a secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Magda Almeida, que concedeu entrevista ao Bom Dia Ceará nesta quarta. A Prefeitura de Fortaleza anunciou o início de seu avanço de fase para hoje.

"Atualmente nós temos 14 municípios que já vacinaram mais de 90% dos seus idosos e eles podem progredir com essa terceira fase. Essa terceira fase ela é um pouco mais delicada já que são muitos grupos que começarão simultaneamente. Então nós temos os grupos de comorbidades, temos as pessoas com síndrome de down e gestantes e puérperas que vão começar de forma simultânea", disse.

Veja a lista de cidades:
Várzea Alegre; Tururu; Tarrafas; Tamboril; Sobral; Quiterianópolis; Porteiras; Pindoretama; Irauçuba; Iracema; Cruz; Chaval; Catunda e Cariré.

Em vídeo divulgado na semana passada, Magda reforçou que é importante que as pessoas estejam cadastradas na plataforma Saúde Digital, informando em qual categoria de comorbidade se encaixa.

Fonte: G1 CE

Post a Comment