Com o recebimento de 231.500 doses da vacina Oxford/AstraZeneca/Fiocruz que chegaram ao Ceará na madrugada desta quarta-feira (26), os municípios cearenses podem avançar para a quarta fase da campanha de vacinação contra a Covid-19. Em publicação nas redes sociais, o governador Camilo Santana anunciou que uma nova remessa com 24.570 doses da Pfizer está agendada para chegar, em Fortaleza, ainda nesta quarta-feira.

“Recebemos nesta madrugada 231.500 doses da vacina AstraZeneca. Ainda hoje, segundo o Ministério da Saúde, o Ceará vai receber 24.570 doses da Pfizer, em voo previsto para pousar às 22h no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Seguimos na luta para que venham mais vacinas para a imunização dos cearenses o mais rápido possível”, escreveu Camilo Santana.

O esquema vacinal avança em todo o território cearense à medida que novas doses de vacinas contra a Covid-19 chegam. O Ceará é o quinto estado brasileiro que mais aplicou a segunda dose (D2) na população, segundo levantamento feito pelo Consórcio de Veículos de Imprensa junto a secretarias estaduais de Saúde, divulgado na última terça-feira (25). A segunda dose foi recebida por 970.054 pessoas, o que corresponde a 10,56% da população cearense.

Os dados de vacinação podem ser visualizados no Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Até às 17 horas da última segunda-feira (24), foram aplicadas 2.573.056 doses em todo o Ceará, entre primeira e segunda doses.

Quarta fase da vacinação
As doses de AstraZeneca serão destinadas à aplicação de primeira dose (D1) na quarta fase, que vai contemplar pessoas em situação de rua, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, população privada de liberdade, trabalhadores da Educação dos ensinos básico e superior, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas, e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros. Também pertencem à 4ª etapa de vacinação trabalhadores de transporte metroviário, ferroviário, aquaviário e aéreo, caminhoneiros, trabalhadores portuários e industriais, além de trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

A distribuição dos imunizantes é feita de forma proporcional aos municípios cearenses, em até 24 horas depois de sua chegada à Capital, por meio de logística operacionalizada pela Sesa, com o apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Já o agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada um dos municípios.

O controle do repasse das remessas visa cumprir as diretrizes de destinação das doses, evitando que a D2 seja utilizada como D1, além de garantir o acondicionamento dos imunizantes da forma recomendada quando para uso não imediato.

Post a Comment