Entrarão em funcionamento, ao longo desta semana, os primeiros leitos de UTI neonatal do Sertão do Araripe, no Interior de Pernambuco.

Dez leitos de terapia intensiva exclusivos para recém-nascidos estão sendo habilitados no Hospital e Maternidade Santa Maria, na cidade de Araripina. A unidade filantrópica é conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) na região. 

A estrutura é equipada com incubadoras, monitores cardíacos, respiratórios e oxímetros e oferecerá assistência aos bebês da IV macrorregião de Saúde, que contempla as VII, VIII e IX Geres, com sedes em Salgueiro, Petrolina e Ouricuri, respectivamente.

"Estamos felizes em poder comemorar a abertura desses leitos no Sertão do Araripe, que chegam para beneficiar toda a macrorregião de Saúde. Antes, precisaríamos realizar a transferência de pacientes graves para unidades mais distantes. A partir de agora, teremos como oferecer um atendimento mais rápido e próximo às famílias", comemorou Irmã Fátima Alencar, diretora do Instituto Social das Medianeiras da Paz (ISMEP), entidade que gerencia a unidade hospitalar.

Atualmente, o Hospital e Maternidade Santa Maria possui 246 leitos, sendo 120 voltados para os casos de Síndrome Respiratória Aguda Graves (Srag) - 60 de UTI e outros 60 de enfermaria. 

Fonte: Folha de Pernambuco

Post a Comment