Foto: Wandenberg Belém

A vacinação de profissionais da Educação contra a Covid-19 começa oficialmente em todo o Ceará neste sábado (29). Neste primeiro momento, serão vacinados professores, diretores, coordenadores, auxiliares, entre outros, por ordem decrescente de idade, começando pelo ensino básico público e privado, segundo a Secretaria da Saúde (Sesa).

Em Fortaleza, o prefeito Sarto Nogueira anunciou que 300 profissionais da atenção básica residentes na Capital serão vacinados neste primeiro dia da nova etapa, começando pelos que têm maior idade. A meta, conforme o Plano Municipal de Vacinação, é vacinar 78,6 mil trabalhadores da Educação.

A ordem de prioridades a ser seguida é: creches, pré-escolas, ensinos fundamental, médio e profissionalizante, além de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Superior. Grupos integram a 4ª fase da vacinação contra a Covid-19 no Ceará, que iniciou em Fortaleza na última segunda (24) pela população em situação de rua.

Decisão foi tomada após reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que envolve Governo do Estado e gestores das 184 cidades cearenses, nesta sexta-feira (28).  

Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, já iniciou a vacinação de professores nesta quinta-feira (27), com meta de aplicar 1.200 doses por dia.

A Sesa ressalta que os ainda não vacinados das fases anteriores seguem sendo agendados e vacinados simultaneamente.

DOCUMENTAÇÃO PARA O RETORNO PRESENCIAL
Segundo a Sesa, no ato da vacinação, além do comprovante de agendamento, os educadores devem levar autodeclaração confirmando retorno às atividades presenciais após a imunização. Modelo pode ser baixado na plataforma Saúde Digital.

Os profissionais ainda terão de apresentar documentação que comprove o vínculo profissional (contracheque ou carteira de trabalho) para se vacinar. 

"Nos casos de escolas públicas, também é necessário que as secretarias municipais e estadual da Educação (Seduc) manifestem compromisso institucional de retorno das aulas presenciais tão logo as condições sanitárias permitam", pontua a Secretaria.

MUNICÍPIOS JÁ RECEBERAM DOSES
Camilo Santana afirmou, durante live na noite desta sexta-feira, que a Sesa já enviou doses de vacinas contra a Covid-19 para que os 184 municípios cearenses comecem a imunização de profissionais da Educação.

O governador disse que a meta é vacinar toda a comunidade escolar até julho. Camilo indicou ainda que esta nova etapa da campanha de vacinação poderá viabilizar o retorno presencial das aulas no segundo semestre. 

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment