Foto: TV TEM

A vacinação dos trabalhadores da área da educação, que está inclusa na quarta fase do plano de imunização contra a Covid-19, será tema de uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que ocorrerá na próxima sexta-feira (28). A data da reunião foi confirmada pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE).

De acordo com o Governo do Ceará, devem sair desta reunião as definições de como será a vacinação deste público.

A Secretaria da Saúde do estado (Sesa) orientou que todos os profissionais que se enquadrem neste perfil façam o cadastro na plataforma Saúde Digital.

No última sexta-feira (21), o governador Camilo Santana (PT) anunciou, por meio de redes sociais, que os professores da rede pública e privada iriam começar a ser vacinados nesta semana. Os critérios de como serão escalonados esses profissionais, tendo em vista a sua quantidade, deve ser apresentado após a reunião da CIB.

"A vacinação dos nossos professores é a melhor forma para garantirmos mais segurança no retorno às aulas presenciais em todas as séries. A Secretaria da Saúde informará quais serão os critérios para a vacinação da categoria. Tenho convicção de que a educação é o melhor caminho para construirmos um estado mais justo, humano e desenvolvido", disse o governador.

Conforme o governador, foram enviados dois ofícios ao Ministério da Saúde solicitando que os trabalhadores da educação fossem adiantados nos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI). Segundo Camilo, os documentos enviados em dezembro de 2020 e abril deste ano não foram respondidos.

Um ano e dois meses sem aulas presenciais
As aulas presenciais foram suspensas em 20 março de 2020 com posterior retomada gradual que retrocedeu em 19 de fevereiro desde ano com a segunda onda da pandemia, no entanto, o ensino fundamental da rede pública não retornou presencialmente, mesmo com permissão nos decretos. O ensino médio também não retomou aulas presenciais seja em escola pública ou particular.

Fonte: G1 CE

Post a Comment