Fábrica da Troller, em Horizonte, Ceará, pode ter novo dono ainda em junho (Foto: Aurelio Alves)

O impasse jurídico da atuação da Troller no Ceará poderá ter um fim no mês que vem com a venda definitiva da marca pela Ford. A informação foi revelada com exclusividade pelo secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho no Ceará, Maia Júnior, em entrevista à Rádio O POVO CBN, na manhã desta quarta-feira, 26.

Enquanto mediador do Governo do Estado na negociação entre investidores e a Ford, que busca se desfazer dos ativos financeiros no Brasil, Maia revela ser de interesse da multinacional encerrar as negociações sobre a venda da Troller até o fim do mês de junho.

A venda da marca cearense faz parte da retirada de todas as linhas de produção da Ford do Brasil, anunciada ainda no início de 2021. Com sede em Horizonte, a planta da Troller existe desde 1995 e foi reinaugurada em 2014, tendo sua produção suspensa depois da decisão da Ford de sair do Brasil.

Ao todo, 470 empregados diretos aguardam uma decisão definitiva sobre o funcionamento da fábrica. A Justiça do Trabalho obrigou a Ford a manter os empregos de todos enquanto as negociações com as entidades trabalhistas não fossem concluídas.

Maia, porém, afirmou que o fim dos embates sobre o tema deve ter uma reviravolta positiva. “Eram quatro interessados na compra da Troller, que manifestaram e assinaram acordo de diligência para negociar com a Ford. Eu tenho sido informado de que dois desses estão avançando nas diligências”, explicou. O secretário acrescentou ainda que um dos investidores que está mais próximo da Ford para compra da Troller, trata-se de uma empresa engenharia automotiva com sede em São Paulo.

“É o que mais me tem informado sobre os avanços nas negociações”, destaca. A estratégia adotada pelo provável futuro comprador foi de se aproximar de ex-diretores da Ford para montar estratégias que ajudassem no avanço das negociações, detalhou Maia. “Não posso precisar porque é uma relação entre vendedor e comprador, tenho me colocado apenas como facilitar. Estamos apoiando os prováveis compradores porque o que interessa ao governo do Estado, primeiro é a continuidade da fábrica e também a manutenção dos empregos”, acrescenta.

Ele reforça a declaração da Ford de finalizar a venda de 100% dos ativos da marca Troller ainda em junho deste ano, e ponta que o Ceará está negociando incentivos fiscais para motivar a comprar da marca cearense e garantir o funcionamento da empresa no Estado. “Nós queremos que o futuro comprador, que essa empresa venha com os avanços da indústria automobilistas não só em termos de suas produções tecnológicas, mas também no que representa o futuro da indústria automobilística”, acrescenta.

O foco do Governo do Estado é motivar os investidores que vierem a assumir a Troller, a implementarem no polo industrial da marca no Ceará, centros de desenvolvimento tecnológico que atuem na criação de mecanismos que diminuam o consumo energético dos veículos. Outro ponto de incentivo, é o aprimoramento da tecnologia de carros elétricos e também de veículos movidos a hidrogênio verde, fazendo com que a planta da Troller, após sua venda, integra o sistema energético renovável que está sendo desenvolvido no Ceará.

Fonte: O Povo

Post a Comment