Foto: Frederic J. BROWN / AFP

O primeiro lote da vacina da Janssen chega ao Ceará no começo da próxima semana, segundo anunciou o governador Camilo Santana na noite desta sexta-feira (11). Serão 120,2 mil doses do imunizante da empresa Jonhson & Johnson, que é de dose única. 

As vacinas serão aplicadas somente na população entre 30 e 44 anos (em ordem decrescente de idade) e serão distribuídas a todos os 184 municípios cearenses. O carregamento corresponde a 24% de toda a população geral dessa faixa que está cadastrada na plataforma Saúde Digital.

Conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), as doses chegam entre a próxima segunda-feira (14) e a terça (15), e serão distribuídas a todas as cidades em um prazo de 24 horas. Os 3 milhões de doses que chegarão ao Brasil terão prazo de validade somente até o próximo dia 27.

Segundo o chefe do Executivo Estadual as determinações de aplicação da vacina foram definidas "de acordo com resolução da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB)".

Os imunizantes, de acordo com a Sesa, têm terão "priorização das aplicações em centros urbanos, evitando a pulverização territorial".

EFICÁCIA DA VACINA DA JANSSEN
O imunobiológico da farmacêutica Janssen tem eficácia de 85% na prevenção de casos graves e oferece proteção completa contra hospitalização e morte pela doença. Em casos moderados, a eficácia é 66%.

O Ministério da Saúde assinou um acordo com a empresa para a aquisição de 38 milhões de doses da vacina, com previsão inicial de entrega de 16,9 milhões de doses entre julho e setembro e 21,1 milhões de outubro a dezembro.

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment