Campos Sales. FOTO: DroneSmart

Dos 184 municípios do Ceará, 85 já estão aptos a iniciarem a vacinação da população em geral contra a Covid-19. A informação foi confirmada pela secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Magda Almeida, em entrevista ao Diário do Nordeste na manhã desta sexta-feira (4). Ela informou 83 municípios, mas a lista enviada pela Secretaria apresenta 85.

"Temos hoje 83 municípios que, pelas metas do cadastro no Saúde Digital, já podem avançar para a população em geral. Inclusive, o lote de hoje que vai ser enviado já vai contemplar 100% dessa população que está cadastrada", afirma, completando que o quantitativo é reservado a pessoas de 45 a 59 anos já inscritas.

Nessa quinta (3), o Estado recebeu um novo lote com mais 24.570 doses da Pfizer. Magda reforça que quem não se cadastrou não pode ser incluído no planejamento de distribuição das vacinas, daí a importância de se inscrever ou atualizar os dados.

Confira a lista por ordem alfabética:

Acarape
Altaneira
Alto Santo
Antonina do Norte
Aracati
Aracoiaba
Ararendá
Araripe
Aratuba
Baixio
Baturité
Beberibe
Bela Cruz
Brejo Santo
Camocim
Campos Sales
Capistrano
Cariré
Catunda
Caucaia
Cedro
Chorozinho
Coreaú
Crateús
Forquilha
Fortim
Frecheirinha
Graça
Granja
Granjeiro
Groaíras
Guaiúba
Ibaretama
Ibiapina
Ipaumirim
Ipueiras
Iracema
Itaiçaba
Itapiúna
Itarema
Jaguaretama
Jardim
Jucás
Lavras da Mangabeira
Madalena
Marco
Massapê
Meruoca
Milagres
Milhã
Missão Velha
Mombaça
Monsenhor Tabosa
Morada Nova
Moraújo
Morrinhos
Mucambo
Mulungu
Novo Oriente
Pacatuba
Pacujá
Palhano
Paramoti
Penaforte
Pindoretama
Pires Ferreira
Potengi
Quiterianópolis
Quixadá
Quixelô
Reriutaba
Russas
Salitre
Santa Quitéria
Santana do Cariri
São Benedito
Sobral
Solonópole
Tamboril
Tianguá
Tururu
Uruburetama
Varjota
Várzea Alegre
Viçosa do Ceará

Os 85 municípios mencionados já atingiram imunização acima de 90% da meta do terceiro grupo, formado por pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência. Os demais 99 só devem ser autorizados quando alcançarem a mesma marca. 

Após os Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho expedirem recomendação à Sesa para que a vacinação contra a Covid-19 fosse iniciada no público geral, respeitando ordem decrescente de idade, a Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB-CE) deu sinal verde para municípios que já aplicaram 90% ou mais da primeira dose nos grupos prioritários.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira (PDT), estimou que a população entre 18 e 59 na Capital poderá ser imunizada a partir da próxima semana. 

Segundo o programa Saúde Digital, 1.166.063 cearenses fora de qualquer grupo prioritário realizaram cadastro para serem vacinadas, até as 11h desta sexta-feira (4).

Confira as dez cidades com mais cadastros:

Fortaleza - 612.116
Maracanaú - 40.673
Caucaia - 39.004
Crato - 29.519
Juazeiro do Norte - 25.174
Itapipoca - 15.418
Maranguape - 12.566
Sobral - 12.563
Limoeiro do Norte - 10.608
Canindé - 9.994

Já as dez cidades com menos cadastros são:

Barroquinha - 327
Quixelô - 314
Altaneira - 300
Arneiroz - 279
Pacujá - 257
General Sampaio - 243
Poranga - 205
Baixio - 175
Salitre - 152
Granjeiro - 112

"VACINAÇÃO RÁPIDA E EM MASSA"
Para Caroline Gurgel, virologista, epidemiologista e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), a estratégia de vacinar o público geral é assertiva, mas destaca algumas questões que devem ser levadas em consideração. A primeira delas é a garantia das duas doses da vacina.

"Não podemos aplicar a primeira dose em um grande contingente de pessoas sem existir a garantia de que esse mesmo quantitativo terá a segunda dose no prazo correto. Vale lembrar que a aplicação de apenas uma dose diminui a eficácia do imunizante", explica.

Outra questão abordada pela especialista é o critério de escolha de quem, dentro deste público, irá se vacinar primeiro. A CIB preconizou que seja imunizado em idade decrescente, iniciando por aqueles que têm 59 anos. Gurgel, contudo, avalia outra estratégia.

No meu entendimento, deveriam ser priorizadas as pessoas que atuam no serviço essencial. Essas não podem ficar em casa e estão diariamente expostas ao vírus
CAROLINE GURGEL
Epidemiologista

Caroline também alerta que "muitas pessoas das etapas anteriores, como as que possuem comorbidade, embora cadastradas, ainda não foram convocadas para se vacinar". Antes de abrir ao público geral, acrescente Gurgel, "é preciso imunizar as pessoas dos grupos anteriores".

Com a garantia da disponibilidade dos imunizantes, Gurgel reforça que o processo de imunização, para ser eficaz contra a pandemia da Covid-19, deve ser "rápido e em massa".

Para evitar uma terceira onda, só mesmo com vacinação em massa e de forma urgente. Temos todos os cenários que sugerem uma terceira onda, portanto, devemos imunizar, com as duas doses, o quanto antes.
CAROLINE GURGEL
Epidemiologista

Para a imunização, a população deve se cadastrar na plataforma Saúde Digital.

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment