O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), anunciou na manhã desta sexta-feira (18), que Juazeiro do Norte deve atualizar o decreto municipal que estabelece medidas mais rígidas de isolamento social no município. Segundo ele, serão previstas as devidas flexibilizações permitidas pelo decreto estabelecido pelo Governo do Ceará para a região do Cariri, que atualmente ainda se encontra em estado crítico.

O último decreto municipal estabelecia lockdown aos fins de semana, bem como a proibição na venda e consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais. Com a atualização, estas medidas passam a ser revogadas, mas seguindo o estabelecido pelo Estado.

O gestor municipal esclareceu para imprensa quanto a situação da pandemia em Juazeiro do Norte, e prevê que o novo decreto deva ser publicado ainda nesta sexta (18). Conforme disse, as fiscalizações permanecem sendo intensificadas, para as taxas epidemiológicas de Covid-19 possam reduzir cada vez mais.

“Em virtude do avanço positivo nos dados epidemiológicos, o nosso município seguirá a risca o que estiver previsto no decreto do governo do estado do Ceará. Nos últimos, dias tivemos um grande esforço em intensificar as fiscalizações, e percebemos que graças a estas e a contribuição dos juazeirenses, está sendo possível verificar novos números, diminuindo as taxas de letalidade e infecção, bem como o numero de internamentos”, disse o prefeito.

Covid-19

Nos último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do município, divulgado nesta quinta-feira (18), Juazeiro contabilizou um total de 30.223 casos confirmados de pessoas com o novo coronavírus. Destes, 28.471 conseguiram se recuperar da doença, 1.109 estão em isolamento domiciliar, e 67 estão hospitalizados. Até o momento, foram contabilizados 576 mortes em decorrência de complicações pela Covid-19.

O município segue imunizando pessoas com comorbidades acima de 18 anos, profissionais da Saúde e da Educação, bem como grávidas, puérperas e população geral acima dos 45 anos.

Cariri

O governador Camilo Santana reforçou que as novas medidas do último decreto, tais como a liberação de práticas esportivas em equipamentos localizados em espaços públicos, como as Areninhas; libera o funcionamento presencial de bibliotecas, museus e cinemas, com capacidade limitada e protocolos; amplia o percentual de capacidade para alguns segmentos e setores, como igrejas e academias; e mantém o toque de recolher das 23 horas às 5 horas em todas as regiões do Ceará não são válidas para a macrorregião de Saúde do Cariri, que ainda registra crescimento no número de atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria.

“(No Ceará) Continua a procura essencial em queda. Queda também no número de casos e de óbitos. A transmissão está estável, mas continua uma grande preocupação com a região do Cariri”, afirmou Camilo, que recomendou a adoção de restrições nos municípios que apresentam alta taxa de transmissão da Covid-19. A venda de bebidas alcoólicas e o lockdown aos fins de semana, no entanto, eram medidas estabelecidas apenas pelo decreto municipal, não vigentes às recomendações do documento publicado pelo Estado.

Fonte: Site Badalo

Post a Comment