A Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana do Crato, encerraram na noite deste sábado (12) um aniversário realizado em uma chácara na localidade Baixo dos Robertos. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública do Crato, cerca de 40 pessoas estavam no evento, todas sem máscaras.

A aglomeração verificada no local, assim como a ausência do uso do equipamento de proteção, caracterizam descumprimento às determinações presentes no decreto estadual. O aniversário foi descoberto após denúncias anônimas.

Conforme a assessoria de comunicação do Município, "as pessoas foram dispersas, e os proprietários da chácara, assim como os responsáveis pela festa, foram conduzidos à delegacia para prestarem esclarecimentos". Eles assinaram um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) e foram liberados em sequência. 

"As equipes de segurança estão atuando conforme as determinações dos Decretos Estadual e Municipal, que impõe o toque de recolher. Nos finais de semana, esse trabalho tem se intensificado por conta de festas clandestinas e nos clubes serranos, além de espaços como a Cascata".
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO CRATO

A pasta destacou ainda a importância da "continuidade dos cuidados para evitar a transmissão do coronavírus, a exemplo de manter o distanciamento social, o uso da máscara e a higiene permanente das mãos" e ressaltou que a população pode denunciar qualquer festa através do 153 ou do 190.

DESCUMPRIMENTO AO DECRETO
Desrespeitos aos decretos municipais e estadual têm sido frequente nesta pandemia. Na última sexta-feira, dia 11, um bar que funcionava em uma chácara na cidade de Juazeiro do Norte, foi fechado por promover aglomeração. 

Ninguém usava máscara e o distanciamento social não estava sendo cumprido. O local pode ser interditado e multado, conforme afirmou a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju).

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, já foram mais de 1.408 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por descumprimento aos decretos de combate à Covid-19, segundo dados da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

CENÁRIO DE ALERTA NO CARIRI
O governador Camilo Santana (PT) anunciou neste sábado novas medidas que passam a vigorar a partir de amanhã, dia 14. As flexibilizações autorizadas no decreto, no entanto, não se aplicam para a região do Cariri, onde há preocupação com o número de infectados pela Covid-19. 

Na cidade do Crato, já são 15.579 infectados e 195 óbitos por decorrência do vírus Sars-CoV-2. Somente neste mês de junho, foram 196 novas notificações, uma média de 15 infectados a cada 24 horas. O sul do Estado está com 94,93% dos leitos de UTI adulto ocupados. Os dados são do portal IntegraSus, da Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado.

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment