Guaramiranga (Foto: Portal Guaramiranga)

Com mais de 50% da população adulta vacinada, o município de Guaramiranga, no Ceará vai ser monitorado pela Secretaria da Saúde (Sesa) para avaliar a efetividade da vacina aplicada em massa e comprovar a capacidade do imunizante de interromper a transmissão da doença. A previsão da Sesa é que a imunização na cidade seja finalizada neste domingo (27/06).

Toda a população adulta vacinada vai participar de um inquérito que avaliará a resposta imune e falha vacinal, através de sorologia, anticorpos neutralizantes e seguimento dos casos de RT-PCR positivos.

O município foi escolhido por estar dentro dos critérios definidos pela Sesa, já que Guaramiranga apresenta população adulta (segundo IBGE) de 4.002 habitante e mais de 100% deste grupo está cadastrado no Saúde Digital (isto ocorre porque os dados do IBGE são de 2010).

Os critérios definidos pela Secretaria da Saúde foram:

População adulta inferior a 5.000 habitantes (IBGE)
Percentual da população adulta cadastrada no Saúde Digital
Percentual da população adulta já vacinada
Remessa da Janssen

A primeira remessa da vacina Janssen, que chegou a Fortaleza na quinta-feira (24), será usada nos municípios do interior do Ceará, ou seja, Fortaleza ainda não vai usar o imunobiológico, conforme Sayonara Cidade, vice-presidente da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do estado. Guaramiranga também não recebeu doses da Janssen por já ter vacinas suficientes para imunizar toda a população de 18 a 59 anos.

Em entrevista, Sayonara afirma que Fortaleza será contemplada com as doses da próxima remessa, ainda sem data definida. A decisão foi tomada devido à quantidade do número de doses recebidas pelo Estado. O primeiro lote veio com 61.100 doses do imunizante que requer apenas uma aplicação.

“A vacina da Janssen vai ser dividida por todos os municípios do Ceará. A capital não vai receber nesse momento por conta do número de doses que vieram. Então vai ser distribuída para os demais municípios e, na próxima remessa, que ainda será informada [pelo Ministério da Saúde], o Estado vai receber as doses da capital”, afirma.

Fonte: G1 CE

Post a Comment