Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A decisão para realização de concurso para preenchimento de 7,5 mil vagas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está, agora, nas mãos do Ministério da Economia, que dará aval ou não para o certame. Conforme o documento enviado ao ministério, as vagas seriam distribuídas em: 6.004 para técnico do seguro social, cargo que recebe atualmente R$ 5.447,78, e 1.571 oportunidades para analista, com ganhos iniciais de R$ 8.357,07. O cargo de técnico pede atualmente nível médio. Já os analistas devem comprovar nível superior.

O contingente de 7,5 mil servidores, se levada em consideração a projeção de entidades de trabalhadores que estima déficit de 22 mil pessoas, ainda ficará abaixo do considerado ideal. A autarquia, no entanto, informa que esse número de servidores leva em consideração as automatizações que estão sendo realizadas e os programas de gestão implantados no INSS.

Segundo Rogério Souza, diretor de Gestão de Pessoas e Administração do INSS, “no final do ano, cerca de 3 mil temporários servidores públicos civis e militares encerram o contrato e não há possibilidade de prorrogação. Temos também um número de servidores em abono de permanência”.

– Enviamos um pedido de concurso e agora aguardamos uma posição do Ministério da Economia. Entendemos que os outros órgãos da Administração Pública Federal também encaminharam suas solicitações – afirma Rogério.

No caso do INSS, segundo ele, é necessário um número maior de servidores para atender a demanda diária, repor a força de trabalho e garantir a qualidade de atendimento aos segurados.

Em entrevista à rádio CBN no início do mês, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, afirmou estar otimista com a possível autorização de um novo concurso público do órgão.

– De fato, nós precisamos contratar mais servidores. Ano passado, nós contratamos cerca de 3 mil temporários, que vão até o final desse ano, e vamos precisar fazer concurso para substituir esses funcionários e substituir também servidores que estão se aposentando – disse à rádio.

Fonte: Agência Brasil

Post a Comment