Drogas incineradas são oriundas de apreensões ocorridas entre 2015 e 2021 (Foto: Polícia Civil/ Divulgação)

Mais de uma tonelada de drogas que foram apreendidas em ações policiais de 2015 até este ano foram incineradas pela Polícia Civil nesta sexta-feira (25). A queima dos entorpecentes aconteceu em uma cerâmica, no município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.

“Essa é uma ação importante, nesse dia especial, em que marca o esforço de todos os homens e mulheres da Polícia Civil e da Polícia Militar do Ceará para tirar, das ruas, as drogas e a criminalidade, que causam tantos danos ao cidadão. Essa ação reflete o nosso total compromisso no combate ao narcotráfico no Estado”, ressalta o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Sandro Caron.

No total, as equipes da Delegacia de Narcóticos (Denarc) incineraram 846,4 quilogramas de maconha, 22,4 quilogramas de crack, 80,5 quilogramas de cocaína e 70,2 quilogramas de pó branco utilizado no preparo dos ilícitos, além de 800 comprimidos de ecstasy, 11 selos de dietilamida do ácido lisérgico (LSD), 23 comprimidos psicotrópicos, quatro frascos de lança-perfume, cinco mudas de maconha e três tabletes pequenos da mesma droga.

Conforme a Polícia Civil, as apreensões dos entorpecentes ocorreram em ações diversas das Forças de Segurança do Ceará, realizadas na capital e no interior do Estado nos últimos seis anos. A queima do material foi autorizada pelo Poder Judiciário.

“A incineração reforça que não adianta os criminosos insistirem neste tipo de crime, uma vez que a droga será, com certeza, apreendida e se tornará cinzas. Essa incineração faz parte da Operação Narco Brasil, que conta com apoio de integrantes das Forças de Segurança do Ceará e órgãos parceiros”, afirma Alisson Gomes, delegado titular da Denarc.

Drogas incineradas no Ceará

Nesse mês de junho, segundo a Polícia Civil, 2,2 toneladas de drogas foram destruídas com carbonizações em Fortaleza e Juazeiro do Norte.

Em fevereiro deste ano, ocorreu também outra queima com uma tonelada de entorpecentes. Somando as três incinerações no primeiro semestre deste ano, a queima total foi de 3,2 toneladas de drogas.

Em 2020, 6,7 toneladas de drogas foram destruídas pela Polícia Civil do Ceará. A maior incineração do Estado, totalizando cerca de 5,5 toneladas de entorpecentes, ocorreu em outubro do ano passado.

“A incineração é justamente o momento em que o ciclo da droga se fecha, desde a fabricação do entorpecente, o plantio e o processo de venda. Essa droga é apreendida e não basta ser apreendida e tirada de circulação. É necessário que ela deixe de existir. Então, no processo de incineração, a importância é justamente essa: dar um fim definitivamente àquela droga que seria destinada ao comércio”, explica o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Sérgio Pereira dos Santos.

Narco Brasil

As incinerações ocorridas em Fortaleza e Juazeiro do Norte neste mês de junho fazem parte da Operação Narco no Ceará, que conta com integrantes das Forças de Segurança do Ceará e órgãos parceiros de várias regiões do Estado.

A Narco Brasil tem apoio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com atuação das Polícias Civis e Militares das unidades da federação. Além de ser uma parceria com a Secretaria Nacional de Política sobre Drogas do MJSP, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

“A incineração nessa data é de grande relevância não só para o Ceará, como para todo o Brasil, tendo em vista a Operação Narco Brasil, que está sendo deflagrada em todo o país, especialmente aqui, no Estado. Isso só demonstra a importância do trabalho de combate ao tráfico de drogas”, destaca o secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio.

Fonte: G1 CE

Post a Comment