Milhões de unidades da vacina contra a Covis-19 desenvolvida pela Johnson & Johnson serão descartadas nos Estados Unidos. Os imunizantes possuem origem em uma fábrica de Baltimore, cuja produção teve que ser interrompida semanas atrás, e eles terão que ser desprezados, anunciou, nesta sexta-feira (11), a agência reguladora de medicamentos norte-americana, a FDA.

Segundo informação do jornal New York Times, a decisão afeta cerca de 60 milhões de doses do fármaco.

Em março, testes de controle revelaram que 15 milhões de doses da vacina da Johnson & Johnson haviam sido desperdiçadas nessa fábrica, administrada pela empresa associada Emergent BioSolutions.

Além da vacina Johnson & Johnson, também foi fabricada no local a vacina AstraZeneca. Componentes desta última foram misturados por engano com a primeira, contaminando 15 milhões de doses e as tornando inutilizáveis. Segundo autoridades, elas nunca deixaram a fábrica.

A FDA enviou especialistas ao local para inspecionar as instalações e demais doses produzidas. Nesta sexta-feira, a agência aprovou dois lotes de imunizantes desenvolvidos pela Johnson & Johnson produzidos na fábrica, que poderão ser usados nos Estados Unidos ou exportados, o que equivale a 10 milhões de doses, segundo uma fonte próxima do caso. “A FDA determinou que vários outros lotes não poderão ser usados.”

Ao menos 60 milhões de doses da AstraZeneca também produzidos pela mesma fábrica aguardam a aprovação da agência norte-americana para serem exportados. O Canadá anunciou nesta sexta-feira que não irá distribuir 300 mil doses da vacina da Johnson & Johnson produzidas na fábrica de Baltimore, por precaução.

Fonte: AFP

Post a Comment