Cerca de 19 km separam Cedro (PE) de Jardim (CE), no Cariri cearense, pela CE-060. Foto: Antonio Rodrigues

Por Redação Gazeta do Cariri

Dois municípios do Sertão do Araripe, em Pernambuco, confirmaram presença das variantes P1 e P2 do coronavírus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Ouricuri, a variante P1 foi detectada em um paciente, que já está recuperado. A Secretaria de Saúde de Cedro confirmou a circulação da variante P2 do coronavírus na cidade.

Cerca de 19 km separam Cedro (PE) de Jardim (CE), no Cariri cearense, pela CE-060.

Em Ouricuri, a secretaria classificou a detecção da cepa P1 como “um sinal de alerta para a população”, que precisa manter os cuidados para evitar a Covid-19. “As pessoas precisam evitar aglomerações, usar máscara de uso de proteção facial e fazer a higienização das mãos, principalmente nesse período festivo em nossa região em alusão ao São João. Precisamos da colaboração de todos”, diz a nota da prefeitura.

“Ressaltamos que estamos atentos a toda mudança de comportamento da doença dentro do nosso território, onde a Vigilância em Saúde através da equipe de monitoramento faz o acompanhamento dos casos diagnosticados. E o programa de imunização vem avançando com a vacinação”, afirma o comunicado.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, Ouricuri tem 2.601 registros da Covid-19, com 2.425 curas e 78 óbitos.

Em Cedro, a nota divulgada pela Secretaria de Saúde afirma que os resultados que mostram a variante P2 no município “foram obtidos por meio de uma amostra positiva do mês de fevereiro que foi sequenciada e analisada pela Fiocruz , liberada no dia 10 de junho de 2021”.

A nota segue afirmando que “para a Secretaria Municipal de Saúde, essa condição pode explicar a aceleração de contágio e o agravamento de pacientes infectados no município. A orientação aos munícipes é que mantenham as medidas de prevenção à Covid-19, a exemplo do uso de máscaras, manter a higienização das mãos e o distanciamento social”.

Segundo o último boletim divulgado, Cedro tem 1.590 casos de Covid-19 confirmados, com 1.534 curas e 20 mortes.

Variante P1 e P2

A variável P1 foi detectada inicialmente em Manaus e tem um risco de transmissibilidade maior. Os primeiros registros da cepa em Pernambuco foi em fevereiro, em dois doentes da capital do Amazonas que morreram no Recife.

Em março, a Fiocruz identificou pela primeira vez a variante brasileira do coronavírus em moradores de Pernambuco. Estudo confirmou a variante P1 da doença em 5 pessoas com idades entre 21 e 70 anos, residentes no Recife, em Jaboatão e em Petrolina. A Variante P1 é predominante no estado.

A variante P2 foi identificada primeiro no Rio de Janeiro e tem potencial maior de contágio.

Com informações do G1 Petrolina

Post a Comment