As capturas foram feitas pelos forças de segurança pública cearenses por meio de flagrantes e dos cumprimentos de mandados (FOTO: Júlio Caesar)

No Ceará, o total de 14.243 pessoas foram presas entre os meses de janeiro e maio de 2021. As capturas, realizadas pelas forças de segurança pública cearenses, ocorreram por meio de flagrantes e de cumprimentos de mandados em Fortaleza, na Região Metropolitana e nos interiores do Norte e Sul do Estado. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e divulgados nesta quarta-feira, 9.

Entre os dados divulgados pelo órgão, foi observado que o mês de maio deste ano resultou na prisão de 3.190, maior índice nos cinco meses observados do ano. O número também representa alta de 14,5% em comparação com o mês de abril, que resultou na prisão de 2.785 pessoas.

No balanço geral da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), em janeiro foram contabilizadas 2.524 capturas. Em fevereiro, foram 2.808. No terceiro mês do ano, foram 2.936. Abril e maio, como citado anteriormente, tiveram 2.785 e 3.190 prisões, respectivamente. Nos dados da quantidade de capturas diárias, as Forças de Segurança mantiveram uma média de 94 capturas por dia nos cinco primeiros meses. Somente em maio, a média saltou para 103.

Conforme o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, os dados são reflexo das operações especiais, além do trabalho diário dos agentes de segurança .“Esse trabalho é resultado de um esforço diário das Forças de Segurança, em especial da Polícia Civil e da Polícia Militar, com operações como aquelas que tivemos hoje, com grandes ações em Sobral, e também em Fortaleza e no Cariri. Já temos ao longo do dia de hoje, mais de 20 pessoas capturadas pela prática de crimes”, informa.

Ainda segundo o gestor, os dados sobre as prisões do mês de junho, em Fortaleza e no Interior do Ceará, serão divulgados no próximo mês e deverão aumentar a quantidade de prisões no Estado.

Fonte: O Povo

Post a Comment