Os mandados acontecem em domicílios de investigados, em Fortaleza e Maranguape. Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira (24) 10 mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeitos de desviar recursos públicos federais que seriam utilizados no combate à pandemia de Covid-19. Os mandados acontecem em domicílios de investigados, em Fortaleza e Maranguape.

A investigação policial apontou ainda prejuízos aos cofres públicos superiores a R$ 3 milhões, tendo sido autorizado pela Justiça Federal o bloqueio desses valores em contas dos investigados.

De acordo com a polícia, a operação Soroche, decorre de Inquérito Policial instaurado em junho de 2020, para apurar crimes de corrupção, malversação/desvio de recursos públicos federais e fraude em procedimento de dispensa de licitação, no contexto do enfrentamento ao coronavírus em Maranguape.

Fraudes em empresas contratadas
Auditoria da CGU e investigação da Polícia Federal identificaram indícios de fraudes na escolha das empresas contratadas em dispensas de licitação; ausência de capacidade operacional ou técnica das empresas; empresas de fachada; movimentação financeira suspeita; conluio entre as empresas para burlar a licitação e sobrepreço nos equipamentos adquiridos.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude à licitação, peculato, ordenação de despesa não autorizada por Lei e organização criminosa, e, se condenados poderão cumprir penas de até 33 anos de reclusão.

Cerca de 50 policiais federais e seis servidores da Controladoria Geral da União (CGU) participam da operação. O nome da operação faz alusão ao sofrimento físico em lugares com altas altitudes. As investigações continuam com análise do material apreendido na operação policial e do fluxo financeiro dos suspeitos.

Fonte: G1 CE

Post a Comment