O fármaco produzido pela Janssen é aplicado em dose única, o que possibilita uma imunização mais rápida. Foto: AFP

O governador Camilo Santana (PT) anunciou que o Ceará receberá, ainda nesta semana, 270.900 doses de vacinas contra a Covid-19. Destas, 93.600 serão da Pfizer e 116.200 da CoronaVac, além do primeiro lote da Janssen, com 61.100 doses. O dia e horário da chegada dos lotes ainda serão informados pelo Ministério da Saúde.

"Não temos medido esforços para garantir a vacinação dos cearenses o mais rápido possível", disse o chefe do Executivo em publicação nas redes sociais na manhã desta quarta-feira (23).

O Ceará recebeu mais 280.500 doses da vacina da AstraZeneca no domingo (20).

JANSSEN NO BRASIL  
As primeiras doses da Janssen desembarcaram no Brasil na terça-feira (22). O lote com 1,5 milhão de doses da vacina contra Covid-19 da farmacêutica chegou durante a manhã no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. 

O imunizante é aplicado em dose única, o que possibilita uma imunização mais rápida. O fármaco contra o novo coronavírus é o único do Programa Nacional de Imunização (PNI) que necessita da aplicação em apenas uma etapa.

A previsão inicial era que seriam entregues 3 milhões de doses na última terça-feira (15). A data, porém, foi adiada e a nova previsão passou a ser quarta-feira (16), o que também não ocorreu.  

Segundo o secretário-executivo da Saúde, Rodrigo Cruz, a pasta está em negociações para receber doses adicionais do imunizante.  

Além da Janssen, o Ceará também deve receber em breve as 183 mil doses da russa Sputnik V, que teve a compra excepcional liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Para receber a vacina contra o coronavírus, é necessário ter realizado cadastrado na plataforma Saúde Digital. Além disso, no ato da vacinação, os agendados devem apresentar documentos de identificação e comprovante de residência no município de Fortaleza.

Para conferir o agendamento, é possível acessar o site Vacine Já, da prefeitura de Fortaleza, informando CPF e data de nascimento na opção "consultar cadastro".

PASSO A PASSO PARA CADASTRO NO SAÚDE DIGITAL

2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"

3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados

4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada, se tem alguma comorbidade e profissão. A Prefeitura realiza agendamento seguindo a sequência definida na Comissão Intergestores Bipartite N°40 (CIB/CE), e conforme as prioridades definidas pelo Ministério da Saúde (MS) para esta etapa da vacinação.

5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro

6) Finalize o cadastro e aguarde seu agendamento.

Em Fortaleza, é possível acompanhar a lista de agendados no site. Os nomes são divulgados diariamente. Os beneficiários também recebem a orientações sobre data, horário e local, por e-mail e WhatsApp, próximo ao dia do atendimento.

E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO NÃO CHEGOU
Nesse caso cheque todas as caixas do seu e-mail como "spam" e "lixeira". Caso não encontre a mensagem, a Sesa disponibiliza o telefone gratuito 0800 275 1475 para questionamentos sobre o Cadastro Estadual de Vacinação. 

No site da Sesa e do Governo do Ceará está disponível também o assistente virtual "Plantão Coronavírus". 

Caso a dúvida seja relacionada à imunização em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem o número 156.

COMO ACESSAR O CADASTRO DE VACINAÇÃO? 
Quem deseja acessar o seu cadastro deve entrar na plataforma Saúde Digital e clicar em "Já tenho cadastro". O acesso é feito com o CPF e a senha criada no ato do cadastramento. 

ALTERAÇÕES NO CADASTRO
Para quem vai se vacinar, é permito mudar somente o número de telefone fornecido após a conclusão do cadastro.

Já para as gestões municipais, é possível criar e alterar perfil para vacinadores e a liberação de agendadas por comorbidade.

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment