A quinta edição da Revista Bárbaras, periódico elaborado por estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), traz entrevista exclusiva com a poetisa vencedora do prêmio Jabuti, Cida Pedrosa. Pernambucana de Bodocó, Cida venceu a premiação com o livro de poemas “Solo para Vialejo” e também é autora de “Filhas de Lilith”, que compila poemas sobre experiências femininas em uma sociedade ainda conservadora, na qual o machismo e a violência de gênero ainda são presentes. 

Intitulada “Cida Pedrosa e as Liliths de Outro Éden”, a quinta edição da Revista Bárbaras será lançada remotamente na próxima quinta-feira, 10 de junho de 2021, a partir das 19h. Pouco antes desse horário, a organização do evento irá disponibilizar o link da transmissão do lançamento, no perfil da revista no Instagram. Participarão do evento a equipe de produção da revista, incluindo repórteres, bolsistas, colaboradores e entrevistadas. 

Com 11 conteúdos jornalísticos, a quinta edição da Revista Bárbaras traz a entrevista com Cida Pedrosa e, ainda, reportagens sobre a criação da Feira das Minas – coletivo de artesãs e empreendedoras do Cariri cearense. Uma das fundadoras da feira, Oda Ferreira, se surpreendeu com a dimensão que o coletivo conquistou: “De início, a ideia era ‘simples’, mas se tornou algo maior e especial”, disse Oda à Revista Bárbaras. 

No lançamento, a equipe editorial vai falar sobre suas experiências na construção dos textos e ilustrações, além de ouvir as entrevistadas; tendo em vista que a maioria delas nunca teve espaço em um veículo de mídia para contar suas histórias. 

A Revista Bárbaras é publicada desde 2018 – sob coordenação do professor do curso de Jornalismo da UFCA, Anderson Sandes – com uma proposta de conteúdo feito “por” e “para” mulheres. A primeira edição do projeto saiu em agosto daquele ano e, a cada lançamento, há uma entrevista de destaque, com alguma mulher de experiência marcante: “Essa [entrevistada, Cida Pedrosa] foi nossa escolha por percebermos que alguns acontecimentos da vida pessoal e profissional de Cida se repetem com outras mulheres que também estão nesta edição”, ressalta Laura Brasil, estudante de jornalismo da UFCA e editora do projeto. Todas as edições anteriores da Revista Bárbaras estão disponíveis gratuitamente.

Post a Comment