O governador Camilo Santana anunciou, nesta terça-feira (15), que as primeira doses da vacina russa Sputnik V, contra Covid-19, devem começar a chegar no Ceará no início de julho. Ao todo, o Estado deve receber 183 mil doses iniciais, que serão aplicadas de forma assistida.

Até o fim de junho, o Fundo Soberano Russo, responsável pelo imunizante, deve entregar o cronograma de distribuição das doses, ainda segundo o governador. O imunizante foi aprovado com condicionantes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 5 de junho. Houve limitação do número de doses a 1% da população de cada estado e a aplicação será destinada somente a um “público adulto e saudável.”

Pelas regras estipuladas, o Ceará poderá concluir a compra direta só de 183 mil doses, considerando as duas aplicações. Os pedidos de importação foram apresentados por estados. Não poderão receber o imunizante gestantes, lactantes, menores de 18 anos, mulheres em idade fértil que desejem engravidar nos próximos 12 meses, além de pessoas com enfermidades graves ou não controladas e antecedentes de anafilaxia.

Plano Piloto

Em entrevista sobre a também chegada das doses da Janssen, da fabricante Johnson & Johnson, a secretária Sayonara Moura de Oliveira Cidade, gestora da Saúde em Barbalha e também presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, falou sobre a Sputnik V. Segundo ela, as doses serão aplicadas apenas nas cidades do Crajubar, e já está sendo elaborado o que ela chama de “plano piloto” para aplicação do imunizante.

“Estava aprazado para esta semana, e estamos aguardando a qualquer momento a chegada destas doses. Conforme confirmado pelo governador, assim que elas chegarem, começaremos a aplicar o plano, que já esta praticamente pronto”, disse.

O plano piloto, conforme diz a secretária, consiste na aplicação assistida das vacinas russas, que será distribuída em postulação restrita em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Ainda segundo Sayonara, serão poucas doses recebidas justamente para que elas possam ser monitoradas nestes pacientes, e que com certeza a região do Cariri receberá novas vacinas desta.

Importação

Em março, o governo estadual assinou contrato para compra direta do imunizante. A previsão era adquirir 5,87 milhões de doses da vacina. O Consórcio do Nordeste planejava adquirir 39,6 milhões de doses da vacina russa, mas o total liberado para a região foi 938 mil.

Além do Ceará, pedidos de importação da Sputnik V também foram realizados pelo Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins, além dos municípios de Maricá e Niterói.

Em abril, a Anvisa negou o pedido de importação da vacina russa, devido à presença de adenovírus replicante (vírus capaz de se reproduzir) na composição da vacina. Após avaliar o relatório apresentado pelo Ministério da Saúde da Federação Russa, a agência concluiu que as normas que determinam a quantidade do adenovírus estão em concordância com as recomendações da agência federal do departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

Segundo a Anvisa, o quantitativo de doses foi estabelecido para permitir o controle e observação dos lotes e poderá ser reavaliado para futuras aquisições.

Com informações do Diário do Nordeste e Site Badalo

Post a Comment